Tarifa Branca ou Tarifa Convencional? Você já se fez essa pergunta alguma vez? Ou não tem ideia do que se trata? Vem com a Clarke, que vamos te ajudar a entender! 💡

Todos os meses, você recebe uma conta de luz na sua empresa. Normalmente, você olha o quanto consumiu (ou nem isso) e o valor final a ser pago. Pode ser que uma vez ou outra você até olhe sobre os impostos que incidem nela e dá aquela reclamada. A gente te entende! 🙌

Mas a conta de luz não é só isso. Antes de chegar nesse valor, que tanto te assusta, alguns cálculos são feitos. 

Em contas convencionais, você paga um valor fixo por cada KWh que consome. Independente se você usou mais energia de manhã, à tarde ou à noite. 

Apesar disso, nem toda conta é calculada assim. Desde 2019, existe o que chamamos de Tarifa Branca.

O que é Tarifa Branca? 🧐

Tarifa Branca é uma nova opção de tarifa para unidades consumidoras de baixa tensão, o chamado de grupo B. 

Ela é uma forma diferenciada de calcular a conta de luz. Nessa modalidade, você paga valores diferentes dependendo da hora do dia. 

Na Tarifa Branca, o valor da tarifa é dividido em três tipos: Ponta, Fora Ponta e Intermediária. 

  • Ponta – tarifa mais cara
  • Fora Ponta – tarifa mais barata
  • Intermediária – tarifa de valor intermediário

Os valores e horários dependem da concessionária de energia da sua cidade. Para conferir essas informações, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) disponibilizou um gráfico, é só conferir neste link. 

Por que foi criada? ⏰

A Tarifa Branca foi criada para incentivar o consumo de energia em horários alternativos e não só quando o sistema está sobrecarregado. 

Sabe quando você sai do trabalho, no final do horário comercial e encontra aquele engarrafamento? Parece que todo mundo resolveu voltar pra casa ao mesmo tempo? Quando isso acontece, estamos sobrecarregando as ruas e avenidas da cidade. 

Essa sobrecarga também acontece com a energia. Existem algumas horas do dia em que há mais pessoas com lâmpadas e equipamentos ligados. E esse horário é o considerado Ponta, na Tarifa Branca. 

Em contrapartida, existem horários em que as pessoas estão usando menos a energia, normalmente durante o dia e durante a madrugada. Eles são chamados de horários Fora Ponta.

Nos horários em que vai acontecer uma transição do horário da tarifa Fora Ponta para a Ponta, está a tarifa intermediária.   

Ah, e o fim de semana é sempre fora ponta, ou seja: energia mais barata para quem tem Tarifa Branca. 

Tarifa Branca gera sempre economia? 🤷

A Tarifa Branca pode ser uma opção para muitos negócios, mas nem sempre é. Aqui na Clarke nós podemos te ajudar a fazer esse diagnóstico gratuito. 

Ele é super rápido: basta entrar no nosso Teste de Ajuste Tarifário, preencher algumas informações básicas sobre seu horário de funcionamento. 

No fim, vamos te dizer o quanto de economia a mudança para a Tarifa Branca pode gerar para a sua empresa. Em alguns casos, a redução chega a 30%. Imagem mostra o aplicativo da Clarke em funcionamento. Como ele, é possível encontrar economia na conta de luz

Nas próximas semanas, se você for da Bahia, o teste também estará disponível no aplicativo da Clarke. Nele, você vai encontrar um espaço para pagar suas contas de luz, fazer teste de energia solar, entre outras funcionalidades.

Ficou com alguma dúvida? Somos uma gestora digital de energia focada em pequenos negócios. Pode falar com a gente no Whatsapp 😉

Um abraço 💙