Eficiência, segundo o dicionário, é conseguir o melhor rendimento com o mínimo de erros. Por isso, eficiência energética, por definição, significa conseguir gerar mais energia, com menos recursos. Na sua casa, quando criança, já deve ter ouvido outro conceito de eficiência energética. Algo como: “desliga essa luz, menino. Eu não sou sócio da (insira aqui a distribuidora de sua cidade, por exemplo: Light, COELBA, CEMIG, EDP, ENEL, dentre outras)!” ⚡

Bom, desligar as lâmpadas pode até te ajudar a diminuir um pouquinho da sua conta de luz. O que talvez ninguém tenha te contado ainda é que existem outras atitudes que podem gerar uma economia muito maior no fim do mês. E não quer dizer que você precisa passar o mês inteiro no escuro. economize até 30% na conta de luz da sua empresa

É importante ressaltar que a eficiência energética não significa só redução de custos. Trata-se de uma contribuição importante que você faz para reduzir o impacto ambiental que você causa no mundo. 🌎 🌱

Você pode começar uma jornada de eficiência energética no seu comércio, na sua fábrica ou na sua casa. Se liga nessas dicas:

Lâmpadas 💡

Desligar as lâmpadas de espaços que não estão sendo utilizados é uma das medidas mais óbvias de economia de energia. É claro que é pra continuar fazendo isso, afinal, pra que vamos desperdiçar o mínimo de energia que seja. 

Porém, como já disse, a economia não é tão significativa se você já usa soluções mais modernas. 

Observe se as lâmpadas da sua empresa ou da sua casa ainda são aquelas incandescentes (tipo dessa imagem abaixo). Se as suas lâmpadas ainda forem essas, é melhor trocar por lâmpadas de LED. Elas consomem cerca de 90% menos energia.

lamp GIF

Equipamentos com selo de eficiência energética ✅

No Brasil, existe um selo que mostra os melhores níveis de eficiência energética de produtos que utilizam energia elétrica para funcionar. O Selo Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica) só é colocado nos equipamentos mais eficientes de cada categoria. 

Ao entrar numa loja que venda geladeiras, máquinas de lavar, ventiladores, aparelhos de ar-condicionado, forno elétrico, etc. você pode escolher aquele que possui o selo. Assim, você economiza mais energia. 

Aparelhos mais antigos costumam gastar mais energia. Na maioria das vezes, se você coloca na ponta do lápis, vale a pena trocar aquele equipamento que está sendo um “vilão” na conta de luz. 

Os vilões da sua conta de luz  🦹

Falando em vilões da conta de luz, existem alguns equipamentos que mesmo novos gastam bastante energia. Muita gente chama de vilão, porque eles não dão trégua pra sua conta. Todo mês acrescentam muitos KWH no consumo.

heath ledger joker GIF

Aqui na Clarke, já falamos sobre isso, mas não custa relembrar. Os equipamentos que mais consomem energia são aqueles que mudam a temperatura. Ar-condicionado, câmara fria, forno elétrico, chuveiro, freezer, entre outros. 

Em alguns casos, a gente não pode fugir de usar esses equipamentos, mas podemos reduzir o impacto consumindo menos. 

Que tal reduzir o tempo no banho? Ou usá-lo um pouco menos quente quando não está aquele frio de inverno? E abrir a geladeira, o freezer e câmara fria sem necessidade? Ou abrir menos? Evitar deixar janela aberta com ar-condicionado ligado, colocar uma cortina para evitar que o calor do sol brigue com a potência do seu aparelho? 

São muitas formas de diminuir os impactos desses vilões que tanto te aborrecem quando chega a conta de luz. 

Gostou das dicas? Somos uma gestora digital de energia focada em pequenos negócios. Caso tenha alguma dúvida, pode falar com a gente no WhatsApp! 😉

Se você tem uma empresa e quer ajuda para reduzir a conta de luz, a Clarke disponibiliza um APP gratuito de gestão de conta de luz para toda a Bahia e os demais estados podem fazer seu diagnóstico pela web.

Um abraço 💙