O gerador de energia é todo equipamento capaz de produzir energia elétrica. Os mais conhecidos são aqueles que transformam movimento em energia a partir da queima de combustível, em geral, diesel.

Como eles funcionam?

Em geral, existem três modalidades de funcionamento de geradores: standby, no horário de ponta ou ligado permanentemente. 

Na primeira modalidade, o gerador é acionado apenas quando acaba a luz, muito comum em supermercados e edifícios com elevador. 

Já o segundo, é utilizado apenas quando a energia elétrica possui um preço horário mais alto, em outras palavras, funciona apenas com os clientes de Grupo A ou os clientes de Grupo B que estão na Tarifa Branca.

Por fim, existem casos também em que o uso da energia do gerador é constante, ou seja, ele fica ligado permanentemente. Esse cenário é menos recorrente e geralmente está relacionado com alguma obra de construção civil ou com unidades consumidores isoladas que ficam distante da rede elétrica.Baixe o APP da Clarke

Gerador de energia precisa de manutenção

Existem algumas empresas responsáveis pela manutenção do seu gerador. Esse é um equipamento que precisa ser utilizado, porque caso ele fique muito tempo parado pode gerar problemas de funcionamento. 

Os pontos principais de atenção devem ser: 

  • Utilizar ao menos uma vez por mês
  • Trocar o óleo do motor no mínimo de seis em seis meses
  • Evitar que o combustível (diesel) fique parado por mais de seis meses (prazo de validade)

Qual o espaço necessário para um gerador de energia elétrica?

Essa resposta vai depender do tamanho do sistema de geração que seu negócio precisa. Solicitamos o suporte de um consultor para te ajudar na escolha do melhor gerador para sua demanda elétrica. De toda forma, os geradores vão precisar de de 8 m² a 25 m².

Então, vale a pena ter um gerador na minha empresa?

Muitas vezes o gerador é uma ótima escolha para reduzir os custos de energia elétrica. Aqui na Clarke, podemos te ajudar a escolher o melhor modelo e a melhor estratégia de utilização. 

Em muitos casos, a economia pode chegar a 40% na conta de luz. Acreditamos que padarias, supermercados, fábricas e muitas outras unidades que funcionam à noite, possuem uma ótima indicação para esse equipamento. 

Caso o valor de investimento seja alto para o seu negócio, existem algumas empresas que alugam o equipamento e já incluem o serviço de manutenção.

Venha falar com nossa equipe de especialistas e deixe que a Clarke cuide da sua conta de luz.

Um abraço 💙