Entender sobre o setor elétrico pode ser um pouco complexo, caso você não seja um eletricista, engenheiro ou trabalhe diretamente com energia. Um dos muitos assuntos que surgem quando falamos sobre isso é o termo matriz elétrica. Você sabe o que é? Não? Tem alguma ideia? Então, fique com a gente que vamos explicar!

A matriz elétrica é um conjunto de fontes de energia utilizadas para a produção de energia elétrica. No Brasil, por exemplo, usamos a força da água para produzir energia elétrica, ou a luz do sol, ou a força dos ventos.Baixe o APP da Clarke

Matriz energética é diferente? 

E a resposta é sim. Matriz elétrica e matriz energética não são a mesma coisa. A matriz energética é o conjunto de fontes utilizadas para consumir energia. Todo tipo de energia. Já a matriz elétrica são as fontes utilizadas para gerar energia elétrica. 

No mundo, por exemplo, a matriz energética é formada em sua maior parte por petróleo, gás natural e carvão. Isso quer dizer que são essas fontes que geram energia para o mundo. Energia de todo o tipo.

Petróleo e Derivados - 31,9% Carvão - 27,1% Gás Natural - 22,1% Biomassa - 9,8% Nuclear - 4,9% Hidráulica - 2,5% Outros - 1,6%

Fonte: (IEA, 2018)

Já no Brasil, a história é um pouco diferente. A matriz energética é composta, em sua maioria, por petróleo, derivados de cana, gás natural e hidráulica.

Petróleo e Derivados - 36,4% Derivados de cana - 17% Gás Natural - 13% Hidráulica - 12% Lenha e carvão vegetal - 8% Lixívia e outras renováveis - 5,9% Carvão - 5,7% Nuclear - 1,4% Outras não renováveis - 0,6%

Fonte: (IEA, 2018)

Fontes renováveis e fontes não renováveis

Antes de seguirmos adiante, precisamos deixar claro que as fontes que compõem uma matriz energética ou elétrica podem ser renováveis ou não-renováveis. 

As fontes não-renováveis são aquelas que utilizam recursos naturais que são esgotáveis ou ainda que não se regeneram em pouco tempo. São elas o carvão, o petróleo, o gás natural, a energia nuclear… 

Já as fontes renováveis são aquelas que podem ser regeneradas em um curto período, como a energia solar, eólica, biomassa, energia geotérmica, energia hidrelétrica… 

Matriz elétrica brasileira

A matriz elétrica brasileira é composta em 83% de fontes renováveis. O dado é da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia, em janeiro de 2020. 

Ou seja, para gerar energia elétrica no Brasil as fontes são: hidrelétrica (63,8%), eólica (9,3%), biomassa e biogás (8,9%), solar (1,4%) e nuclear (%).

matriz elétrica brasileira

Gostou de saber o que é matriz elétrica? Somos uma gestora digital de energia focada em pequenos negócios. Caso tenha alguma dúvida, pode falar com a gente no WhatsApp! 😉

Se você tem uma empresa e quer ajuda para reduzir a conta de luz, a Clarke disponibiliza um APP gratuito de gestão de conta de luz para toda a Bahia e os demais estados podem fazer seu diagnóstico pela web.

Um abraço 💙