Os gastos com a conta de luz são bem expressivos para o setor hoteleiro. Eles representam a segunda maior despesa dos hotéis, ficando atrás somente da folha de pagamento. Assim, investir em estratégias para economizar, sem comprometer a qualidade do serviço prestado aos hóspedes, é essencial. Sobretudo para os empreendimentos que desejam trazer melhorias e se destacar em meio à concorrência, como o Samba Hotéis. 

E por falar em hotéis que se destacam em meio à concorrência, a  Rede Samba Hotéis é referência na gestão de empreendimentos hoteleiros, com unidades espalhadas pelo Brasil Inteiro, que tem como visão mudar o cenário da hotelaria no Brasil, buscando atender e superar as expectativas dos hóspedes.

No segundo semestre de 2024, a unidade Betim, município localizado a 51 km de Belo Horizonte, concluiu o processo de migração para o Mercado Livre de Energia, tendo como gestora a Clarke Energia. Em menos de dois meses, os resultados já foram sentidos e a unidade conseguiu reduzir em 38% o valor da conta de luz. 

Deseja saber mais sobre o assunto? Então, não deixe de ler o novo texto do blog da Clarke!

O Mercado Livre de Energia para o setor hoteleiro

Segundo a ABIH – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, 6% dos custos de um hotel são gastos com energia elétrica. Ao lado da água e da folha de pagamento, representa uma das maiores despesas do setor. Muitos dos hotéis pagam caro na conta de luz porque estão presos à distribuidora, e estão sujeitos às bandeiras tarifárias e preços estabelecidos pela distribuidora.

O Mercado Livre de Energia consiste em um ambiente totalmente virtual, onde as empresas possuem a liberdade de negociar diretamente com o fornecedor todas as condições de contratação de energia. Incluindo preço. Ele representa uma oportunidade significativa para o setor hoteleiro, pois oferece uma alternativa dinâmica e econômica ao tradicional modelo de compra de energia. 

Para hotéis que consomem grandes quantidades de energia para iluminação, aquecimento, refrigeração e outros serviços essenciais, a flexibilidade oferecida pelo MLE é uma grande vantagem. Pois, invés de depender de tarifas regulamentadas, que podem ser voláteis e não tão favoráveis às suas necessidades individuais, os hotéis podem buscar contratos que ofereçam preços competitivos e condições mais adequadas ao seu perfil de consumo. 

Além disso, o empresário também pode optar por fontes renováveis de energia, o que demonstra seu compromisso com o meio ambiente e alinhamento às práticas de ESG

Como o Samba Hotéis conseguiu essa economia na conta de luz?

Para obter os melhores preço e condições contratuais, a migração para o MLE do seu hotel deve ser feita com a ajuda de um especialista. Afinal, tal processo requer uma análise cuidadosa e a orientação de especialistas. É essencial entender as flutuações de preços, os termos contratuais e as estratégias de gestão de energia para maximizar os benefícios e minimizar os riscos associados.

Após concluir que a unidade Betim do Samba Hoteis estava apta para migrar pro ACL e concluir a assinatura do contrato, o time de especialistas da Clarke deu início às burocracias de migração. E iniciou a cotação com seus mais de 50 fornecedores no Market Place. Em reunião, indicamos as propostas daqueles com melhores condições para a realidade do Samba Hotéis. 

Após concluir a migração, o hotel consegue acompanhar toda a economia através da plataforma do cliente. Além disso, também consegue visualizar a quantidade de CO2 evitada.  Também oferecemos ao cliente todo suporte na energia, para que ele consiga se dedicar às demais atividades do seu empreendimento. 

Faça como a Samba Hoteis e economize na conta de Luz com a Clarke Energia

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o assunto, que tal se juntar ao Samba Hoteis, Atibaia Hotel, Garden Plaza e Refúgio Vista Serrana? Migre para o Mercado Livre de Energia com a ajuda da Clarke!

Aproveite e faça já uma simulação para descobrir o quanto você pode economizar na conta de luz da sua empresa com o Mercado Livre de Energia. O desconto pode chegar a 40%! Fale com um especialista do nosso time e saiba mais sobre como podemos te ajudar!

Compartilhe este texto e siga a Clarke no Instagram, LinkedIn e Facebook.