fbpx

Hoje é dia 29 de maio, Dia Mundial da Energia. A data é muito importante para nós, que carregamos a energia no nosso nome e na nossa identidade ⚡

No Brasil, o Dia da Energia serve para conscientizar sobre o uso exagerado da energia elétrica no país.

Para comemorar esta data, selecionamos cinco curiosidades sobre energia elétrica que você talvez não saiba 🧐

#1 Energia vai além de energia elétrica

Energia é a capacidade de gerar trabalho! Sim, desse jeitinho que você aprendeu em Física na escola. E trabalho é igual a movimento. 

Existem diversas formas de se produzir energia. Podemos usar a força motora, o gás natural, a combustão, os ventos, a água… Qualquer fonte que produza movimento. 

A energia elétrica se convencionou como a maneira (até então) mais fácil de transferir movimento de um local para outro.

#2 O setor elétrico é dividido em 4 etapas

O setor elétrico é dividido em quatro etapas. São elas: geração, transmissão, distribuição e consumo. 

Cada uma dessas etapas tem seus próprios competidores, reguladores e normas. A geração é o momento em que a energia é criada. Aqui no Brasil, as usinas hidrelétricas são as geradoras mais comuns. 

Já a transmissão é a rede básica, malha de fios por onde a energia produzida passa até chegar às distribuidoras, que são as responsáveis por levar energia até os consumidores.

#3 Quanto maior o desenvolvimento, maior o consumo

Em países com maior desenvolvimento econômico, o consumo de energia é maior. China e Estados Unidos, por exemplo, lideram o consumo no mundo. Além de terem muitas indústrias, possuem grandes populações.

Uma casa no Brasil consome cerca de 300 KWh por mês. Em residências de países desenvolvidos, o gasto é cerca de 10 vezes maior. 

#4 Nem todo mundo tem luz em casa

O Banco Mundial divulgou um estudo em 2019 que mostra que 10% da população mundial não possui acesso à energia elétrica em casa. No Brasil, o percentual é menor, mas ainda há mais de 2 milhões de pessoas sem esse acesso. 

#5 Economizar energia ajuda o meio ambiente e o seu bolso!

Ter números a menos na sua conta de luz no fim do mês não é bom só para o seu bolso, é bom também para o meio ambiente. Isso porque a geração de energia causa danos ao meio ambiente.

Embora a energia hidrelétrica seja considerada limpa, a construção dessas usinas podem causar alagamentos, mudanças na natureza, deslocamento de espécies da fauna e flora. 

Clarke Energia

Somos uma gestora digital de energia focada em pequenos negócios. Pensando em formas de ajudar você a economizar energia, orientamos as pequenas e médias empresas sobre quais caminhos podem gerar mais economia na conta de luz.

Quer saber se você consegue economizar com a gente? Faça a simulação em clarke.com.br/simulador.

Um abraço 💙