fbpx

O sol nasce para todos. Será mesmo? 👀

Há três ou quatros anos começamos a ouvir falar bastante de Energia Solar. Desde então, todos os dias, o empresário recebeu várias visitas de empresas que vendem esse serviço, comentando que é o melhor investimento que existe atualmente. E em vários casos, sempre surgiu a promessa: você vai investir uma grana, terá sua conta de luz zerada, e de 3 a 5 anos terá retorno sobre o investimento, não é incrível?

Parece promessa de pescador… Muitas vezes é verdade, mas também em alguns momentos não, sabia? Então, quando será que vale a pena investir em energia fotovoltaica?

Como funciona a energia solar?

Vamos dar um passo para trás e entender porque esses sistemas tiveram um crescimento nos últimos anos. Sendo assim, temos que entender como nossa conta de luz funciona. Atualmente ela é dividida entre Tarifa de Energia (TE) e Tarifa do Uso do Sistema de Distribuição (TUSD). No grupo de Baixa Tensão (Grupo B), cerca de 30-40% da conta de luz é energia, o restante é Distribuição e outros encargos.

Desde 2012, passando por 2015 até agora, as regras de compensação de energia foram melhorando. Atualmente, uma casa ou empresa que tem placas solares compensa 100% da energia gerada abatendo quase 100% da conta de luz. Em resumo: nós geramos energia mas nossa conta de luz, que possui outras componentes além da energia, que são zeradas totalmente, inclusive os tributos e encargos.

Por esse motivo que gerar energia em pequena escala (no telhado das nossas casas por exemplo) se tornou tão interessante.

Contudo, essa regra funciona muito bem apenas para unidades em baixa tensão (grupo B), pois a tarifa de energia e o uso da distribuição estão juntas numa mesma parcela e por isso são em tese “zeradas”. Contudo, para empresas do Grupo A, a compra desses kits de energia solar muitas vezes não é uma boa ideia, uma vez que a conta de luz é dividida entre consumo (que pode ser zerado totalmente) e Demanda Contratada (que não pode ser zerada pois essa é uma parcela fixa correspondente ao uso da rede de distribuição). Logo, a conta não é “zerada”como no grupo B.

São muitas variáveis não é mesmo? Sendo assim, a Clarke desenvolveu uma Calculadora Gratuita de Energia Solar para você avaliar se vai valer a pena ou não para sua casa ou empresa.

A ANEEL está mudando as regras de compensação de energia solar?

Você já deve ter ouvido falar que a ANEEL está taxando a Energia Solar. Contudo, o que está acontecendo é a revisão das regras e isenções dos sistemas de geração de energia na modalidade de Geração Distribuída.

Os sistemas de energia solar em geral se enquadram nas normas da geração distribuída (REN 482). Atualmente, 100% da energia injetada na rede é convertida em créditos para utilizar em outros horários. A proposta da ANEEL para revisar a norma é: para unidades que produzem energia no telhado (o que chamamos de junto a carga) haverá uma pequena redução na geração de créditos de energia  e para unidades que geram créditos para compensar remotamente em outro local (geração remota) a diminuição possivelmente será agressiva, inviabilizando esse tipo de projeto.

Agentes representativos do setor ainda estão em diálogo com a Agência Nacional de Energia Elétrica para melhorar o texto da proposta antes que ela seja publicada. Essa publicação deve ocorrer no final do primeiro trimestre de 2020.

O que fazer agora?

Por fim, existem algumas empresas e investidores interessados em construir o sistema solar para sua empresa e alugar ele para você em um contrato de 5 ou 10 anos. Em geral essas relações de aluguel são interessantes e geram uma economia de 5% até 20% sem investimento nenhum por parte do consumidor. Assim como, temos atualmente diversas modalidades de financiamento de energia solar, e como foi dito ao longo do texto, muitas vezes comprar seu próprio sistema de energia solar pode ser sim uma ótima ideia.

Recomendamos para todos nossos clientes que tomem a decisão baseado não só no curto mas também no longo prazo. Para isso, a gestão inteligente é um caminho inevitável. Tomar decisões baseado em números e assessorado por engenheiros é sempre o melhor caminho.

Clarke Energia

Somos especialistas em ajustes de tarifa de energia. Quer saber se a sua empresa consegue economizar com a gente? Faça a simulação em clarke.com.br/simulador.

Caso tenha alguma dúvida, entre em contato com a gente. Ficaremos felizes em poder ajudar.

Um abraço 💙