fbpx

A conta de luz, que chega todos os meses na sua empresa ou na sua casa, pode ser uma grande dor de cabeça.  As siglas, as palavras complicadas e os números que poucos entendem tornam esse momento mais complexo. E se a gente começa a falar de tarifa de energia e grupo tarifário? B1, B3, A4, A3A… o que significa tudo isso? 🤔

Não vamos mentir que é um assunto complexo, mas quando você entende consegue economizar bastante dinheiro! Falei de algo que te interessa, né?

É, existem algumas maneiras de economizar na sua conta de luz e saber identificar qual a melhor tarifa é uma delas.

Mas antes de falar qual a melhor tarifa, você precisa entender o que é Demanda Contratada. A demanda é o quanto de energia você vai precisar para ligar todos os seus equipamentos ao mesmo tempo. E essa demanda influencia diretamente no seu grupo tarifário e em quanto você ou sua empresa vai pagar de energia elétrica. 

Baner convidado a acessar o Desperdiçômetro da ClarkeGrupos tarifários ⚡

Existem dois grupos tarifários: o Grupo B (de baixa tensão) e o Grupo A (de alta tensão). No primeiro, estão apenas as unidades consumidoras que possuem demanda contratada abaixo de 75 KW, ou seja, a maioria das casas e pequenos comércios. Já as demais vão para o Grupo A. 

Consumidores com equipamentos mais simples geralmente estão no Grupo B. Contudo, aqueles que possuem sistemas mais robustos, como forno elétrico, grandes sistemas de ar-condicionado, entre outros equipamentos maiores, geralmente estará no Grupo A. 

Além desses dois grupos, o Brasil também tem um “intermediário”, que é chamado de optante de baixa. Mas o que significa isso? 

Nesse grupo “intermediário”, estão os consumidores que possuem uma demanda próxima de 100 KW e, por isso, podem escolher em qual grupo querem se enquadrar: A ou B. 

Mas… qual grupo tarifário escolher? 

A escolha entre o Grupo A e o Grupo B está entre duas opções: 

  1. Gestão Simples e Custo Alto (Grupo B);
  2. Gestão Complexa e Custo Baixo (Grupo A). 

Em todo o Brasil, as tarifas do grupo B são altas, mas a forma de gerenciar a conta de luz é simples: basta consumir menos que sua conta será menor.🔌💸

Por outro lado, se a empresa escolher entrar no Grupo A (por exemplo na tarifa Horosazonal Verde A4 Comercial), sua tarifa de energia será mais baixa, mas é preciso estar atento a dois pontos importantes:

  • O primeiro é evitar o consumo excessivo de energia entre 18h e 21h. Esse é chamado de “horário de ponta”, onde existe maior demanda de energia, e por esse motivo, seu preço é mais caro.
  • Já o segundo ponto de atenção é com a parcela fixa chamada Demanda Contratada, sujeita a multa caso seja ultrapassada.

Por fim, existe a possibilidade de uma outra tarifa (mais barata) dentro do Grupo B: a Tarifa Branca. Ela divide o consumo do dia útil em três horários: um barato, um intermediário e um mais caro. Além disso, ela define que o final de semana será sempre mais barato. Para empresas que não funcionam à noite, por exemplo, é uma excelente escolha. Com essa mudança, sua empresa poderá ter até 20% de economia na conta de luz.Gráfico mostra a economia de conta de luz gerada após mudança para Tarifa Branca

Consultoria para escolher a melhor tarifa de energia

Apesar disso, a escolha por um grupo específico ou até mesmo pela Tarifa Branca é feita após um estudo técnico, acompanhado por uma consultoria em energia elétrica. No estudo, algumas perguntas devem ser respondidas, como por exemplo: 

  1. Qual a carga total dos equipamentos da minha unidade?
  2. Quanto eu consumo de energia elétrica dentro de cada mês do ano? 
  3. Quanto eu consumo de energia elétrica dentro de cada hora do dia? 
  4. Existe previsão para expandir os equipamentos? 

Depois de responder a algumas dessas perguntas, é possível simular sua conta entre o Grupo A e B, além de encontrar possibilidades dentro de cada um eles. 

Somos especialistas em ajustes de tarifa de energia. Quer saber se a sua empresa consegue economizar com a gente? Faça a simulação em clarke.com.br/simulador.

Caso tenha alguma dúvida, entre em contato com a gente. Ficaremos felizes em poder ajudar.

Um abraço 💙