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Ao pesquisar sobre o mercado de energia, você provavelmente já se deparou com os conceitos de gestora, comercializadora, geradora e distribuidora de energia.

Afinal, quais são as diferenças entre esses termos tão comuns quando falamos sobre as contas de luz de pessoas e empresas?

Neste artigo, você confere um conteúdo completo relacionado a esse assunto.

O que é uma gestora, comercializadora, geradora e distribuidora de energia?

A principal diferença entre essas empresas é o momento que elas entram na cadeia de fornecimento de energia elétrica, seja para pessoas, seja para empresas.

Entenda as características de cada um desses conceitos: 

Gestora de energia

Organização especializada em dar suporte na migração de empresas para o Mercado Livre de Energia, conduzindo as negociações envolvidas para garantir que as regulamentações sejam atendidas e as necessidades dos clientes, atendidas. 

Além disso, realiza uma análise dos hábitos de consumo de eletricidade de um determinado consumidor para poder sugerir comportamentos mais eficientes e que possam reduzir os gastos com contas de luz. Por fim, mediam a compra de energia no MLE. 

Comercializadora de energia

Trata-se de uma empresa que trabalha com compra e venda de energia, fazendo negócios com companhias geradoras, outras comercializadoras e consumidores.

Esse tipo de comércio é orientado com base nas regras do Mercado Livre de Energia, garantindo uma negociação justa para todas as partes. 

Assim, as comercializadoras dão liquidez ao mercado e oferecem produtos diferenciados para atender os seus clientes. 

Leia também | Gestora independente x comercializadora de energia: saiba diferenças

Geradoras de energia

Geralmente conhecidas como usinas de energia, são as estruturas responsáveis pelo processo de transformação de fontes (renováveis ou não) em eletricidade.

Segundo dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), em 2020, o Brasil ultrapassou a marca de duas mil usinas de geração de energia elétrica em funcionamento no país. 

Vale pontuar que essas geradoras podem vender a energia gerada para consumidores livres e especiais, comercializadoras e até mesmo outros geradores. O objetivo é maximizar sua receita para remunerar os investimentos efetuados na usina e cobrir seus custos de operação e manutenção.

Distribuidoras de energia

Por sua vez, as distribuidoras são parte da cadeia que abastece o território brasileiro com eletricidade. Elas exercem a função de entregar energia para as unidades consumidoras, independente do porte. 

Em outras palavras, elas atuam na logística de energia, fazendo com que esta chegue aos consumidores por meio de subestações, fio condutores, transformadores, equipamentos de medição e redes elétricas. 

Aqui, é importante entender que essas empresas atendem tanto consumidores livres como cativos. Contudo, exercem funções diferentes em ambos os mercados:

  • No Mercado Livre: são responsáveis apenas pela entrega de energia, sendo que os usuários podem escolher livremente o fornecedor do qual desejam comprar.
  • No Mercado Cativo: não apenas operam a logística, mas também são responsáveis pela compra e venda de energia. Nesse caso, as companhias exercem o papel de comercializadoras para o consumidor final.

Leia também | As distribuidoras de energia são impactadas com a migração dos consumidores ao Mercado Livre de Energia?

Em resumo: 

[Ilustração]

Geradoras (transformam fontes renováveis e não-renováveis em eletricidade) → Distribuidoras (distribuem a energia criada entre as unidades consumidoras) → Comercializadoras (mediam a compra e venda de energia entre os consumidores do MLE) → Gestoras (mediam a compra de energia entre os consumidores do MLE e contribuem com a gestão dos custos, oferecendo um trabalho mais completo). 

Além da comercializadora: Como cada uma empresa atua para que a energia chegue até a sua casa ou empresa?

A cadeia de fornecimento de energia elétrica para uma unidade consumidora, seja residencial, seja comercial, inicia-se com as geradoras de energia.

Afinal, são elas que contam com as estruturas capazes de transformar as fontes renováveis (sol, vento, água e matéria orgânica, por exemplo) e não-renováveis (petróleo, carvão mineral e gás natural) em eletricidade.  

Em seguida, essa energia passa para as distribuidoras, que permitem que ela chegue até os consumidores, sejam casas ou empresas. 

No caso de empresas que estejam no Mercado Cativo, essas companhias operam a logística de distribuição e também são responsáveis pela compra e venda de energia.

Já para os clientes que estão no Mercado Livre, elas apenas entregam a energia, já que os usuários são livres para escolher outros fornecedores. 

É nesta possibilidade de escolha que entram, por fim, as comercializadoras e gestoras de energia.

A principal diferença entre elas é que a segunda, como o próprio nome indica, realiza um trabalho mais completo de gestão para que os consumidores tenham sucesso dentro do MLE. 

Já a comercializadora possui um papel mais objetivo, sendo apenas a intermediadora da compra e venda.

Dessa forma, se o seu negócio conta com uma gestora de energia, é possível ter acesso a informações mais estratégicas e detalhadas para fazer as melhores compras, economizar com contas de luz e aumentar a competitividade do negócio. 

Além disso, no caso de companhias como a Clarke, ao contratar os serviços, não é preciso se preocupar com as mediações de acordos com geradoras, distribuidoras e comercializadoras: a própria empresa cuida de todos esses pontos para você. 

Quais são as vantagens de contratar os serviços da Clarke?

As entregas realizadas pelos profissionais especializados da Clarke visam permitir que nossos clientes economizem com as suas contas de luz e, assim, possam crescer de forma sustentável e lucrativa. 

Nossos diferenciais incluem: 

  • Atendimento consultivo: você não precisa se preocupar com burocracias ou processos complexos, pois nós cuidamos de todo o diagnóstico técnico e suporte para otimização dos custos com energia dos nossos clientes; 
  • Melhores preços: nosso marketplace é o único do Brasil que garante o melhor preço de energia; 
  • Sustentabilidade: toda energia vendida provém de fontes limpas e renováveis, constituindo um importante diferencial competitivo para a sua organização; 
  • Plataforma tecnológica: experiência simplificada nos processos do MLE. Acompanhamento das economias e da redução das emissões de CO2. 

Que tal fazer hoje mesmo uma simulação para descobrir o quanto você pode economizar na conta de luz da sua empresa com o Mercado Livre de Energia? O desconto pode chegar a 40%! 

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