Os combustíveis fósseis são prejudiciais para o meio ambiente. Eles são uma das principais causas do efeito estufa, pois são responsáveis por aumentar a temperatura em todo planeta. Por outro lado, essa fonte de energia representa 82% das utilizadas no mundo. As renováveis – como biomassa, eólica e biogás- alcançam somente 7,5% de todo o mercado. 

Dados divulgados pelo Observatório do Clima em novembro de 2023 mostram que a temperatura média do planeta subiu 1,3°C nos últimos doze meses. No Brasil, as intensas tempestades e ondas de calor demonstram a importância de olhar para o meio ambiente, sobretudo para as fontes renováveis de energia. 

Falando no assunto, a biomassa já representa a terceira fonte de energia mais utilizada em território brasileiro, e perde apenas para a hidráulica e a eólica. Um levantamento da União da Indústria de  Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica) mostrou que o setor sucroenergético gerou 9,76 milhões de MWh de energia elétrica para a rede nacional entre janeiro e julho de 2023. Isso equivale a 14% de toda energia gerada pela Hidrelétrica de Itaipu no ano passado.

A Biomassa é uma fonte barata e renovável de geração elétrica. Por isso, é considerada uma poderosa alternativa para substituir os derivados de combustíveis fósseis. Se você deseja saber mais sobre o assunto, não deixe de ler o texto que o time da Clarke preparou para você!

O que é a energia de biomassa?

A biomassa é a energia feita a partir da matéria animal ou vegetal usada na produção agrícola, através da queima direta ou da queima de gases capturados em sua decomposição. Ela é responsável por pouco mais de 8% da eletricidade produzida no Brasil, totalizando, logo, 17.323 MW da capacidade instalada. 

Qualquer material orgânico que produz calor a partir de sua queima é biomassa. Através dela, também é possível gerar biocombustíveis, como o biometano. Alguns exemplos de biomassa: bagaço de cana, casca de arroz, resíduo urbano e esterco.

A produção de energia a partir da cana-de-açúcar assumiu um papel fundamental na geração de eletricidade entre os meses de abril e outubro. São os de maior seca no Brasil, quando os reservatórios possuem dificuldade para atender ` à demanda.

Quais são as suas principais vantagens?

A biomassa traz inúmeras vantagens para o setor energético brasileiro. Confira as principais:

  • A utilização de fontes renováveis é fundamental para uma transição energética alinhada com as metas ambientais globais e cada vez menos dependente de combustíveis fósseis.
  • Um outro ponto positivo é que apresenta um baixo custo e fácil armazenamento, que se combina à alta eficiência energética.  
  • Além disso, também contribui para o ciclo do carbono, porque somente é liberado o CO2 que as plantas absorvem.

Como gera a energia de biomassa?

Através de combustão direta, carbonização ou gaseificação.

  • Gaseificação: corresponde ao processo de usar biomassa líquida que gera gases durante a decomposição. Esses gases movimentam equipamentos de geração de eletricidade. 
  • Combustão direta: A biomassa é queimada em caldeiras, gerando vapor e movimentando turbinas. Esse movimento converte a força motriz em energia elétrica.
  • Carbonização: Considerado um processo de grande emissão de gases de efeito estufa, tem sido cada vez menos usado. Consiste na transformação dos resíduos orgânicos em carvão, que é queimado. 

Como comprar energia de biomassa?

No Brasil, existem duas maneiras de comprar energia elétrica: dentro do Ambiente de Contratação Regulada, e no Ambiente de Contratação Livre. No ACR, o consumidor deve a comprar energia elétrica diretamente da distribuidora. Além disso, também fica sujeito às tarifas e bandeiras. 

Já no ACL, o consumidor tem maior liberdade, pois existe a chance de escolher o seu fornecedor de energia, também aqueles que trabalham com a biomassa. Além de ficar livre das bandeiras e reajustes, a alta concorrência também gera uma economia de até 40%  A partir de 2024, todas as empresas do grupo A poderão participar do ACL.

Você sabia que a Clarke Energia dá andamento aos procedimentos para migração para o Mercado Livre de Energia? Também abrimos concorrência com mais de 50 fornecedores em nosso marketplace, para garantir a economia e segurança da sua empresa durante a contratação de energia.

Além disso, somos uma energytech que só trabalha com fontes renováveis de energia, o que permite que a sua empresa alinhe a economia na conta com menores impactos no meio ambiente. 

Compre energia 100% de energia renovável com a Clarke

Agora que você já sabe mais sobre a biomassa, que tal tornar sua empresa mais sustentável e economizar na conta de energia? A Clarke te ajuda desde o processo de migração para o Mercado Livre, até a compra e gestão de energia 100% renovável e também te ajudamos na aquisição dessas certificações ambientais. 

Aproveite e faça já uma simulação para descobrir o quanto você pode economizar na conta de luz da sua empresa com o Mercado Livre de Energia. O desconto pode chegar a 40%! Fale com um especialista e saiba mais.