A Semana do Meio Ambiente 2024, que ocorreu no começo de junho, reforçou ainda mais a importância de cuidar do meio ambiente para garantir a preservação dos recursos e o futuro das próximas gerações. Afinal, caso não sejam desenvolvidas medidas de descarbonização e as temperaturas continuem subindo, certamente a vida na terra se tornará impraticável. 

A preocupação social e as evidentes mudanças climáticas aumentam a busca por soluções rumo a um futuro sustentável Com o acordo de Paris de 2015, 195 países aprovaram metas com o intuito de limitar o aumento da temperatura global em 2 ºC e seguir com esforços para reduzir em até 1,5 ºC. 

Dentro desse contexto, um termo que vem ganhando atenção por parte das empresas diz respeito à descarbonização da economia. No texto de hoje, o time Clarke te explica o conceito do tema, sua importância e como colocar em prática. Boa Leitura!

O que é descarbonização da economia?

Descarbonização diz respeito ao processo de redução da emissão de gases de efeito estufa. Em especial, o dióxido de carboono (CO2).  

No mundo, o sistema energético se baseia no uso de combustíveis fósseis, que representam mais de 60% de toda a demanda energética da Europa. Além de ser um modelo ineficiente e instável, a utilização dos combustíveis fósseis é um dos principais responsáveis pela intensificação do efeito estufa e da emissão de gases poluentes. 

Dessa forma, a descarbonização da economia se refere ao processo da redução da emissão de CO2 e outros gases poluentes provenientes de atividades econômicas. 

Qual é a importância desse processo?

Os gases de efeito estufa são essenciais para a manutenção da temperatura do planeta. O problema está na maneira desenfreada como eles vem sendo emitidos. 

Da Revolução Industrial, o amplo uso da queima de combustíveis fósseis para gerar energia só aumentou. E as consequências são evidentes. Nos últimos 100 anos, a temperatura do planeta aumentou 0,5 °C nos últimos 100 anos. E, se não alterarmos o nível de emissões, ela deve aumentar em 4 °C até o final desse século.

Dessa forma, a descarbonização da economia melhora a qualidade de vida de todas as espécies, inclusive os humanos. Esse controle maior das mudanças climáticas é capaz de promover também uma vida mais segura.

Além disso, tal processo está intimamente ligado às práticas de ESG (sigla para Ambiental, Social e Governança) que possuem a função de nortear os impactos ambientais e sociais de uma empresa. 

As empresas que aderem às práticas ESG ganham cada vez mais atenção e investimentos no mercado, uma vez que se mostram capazes de conciliar desenvolvimento econômico com responsabilidade socioambiental. Para se ter uma ideia, os consumidores estão inclusive dispostos a pagar mais caro por um produto ou serviço que é sustentável.

Como descarbonizar a economia?

A principal maneira de reduzir a emissão de gases de efeito estufa é através da transição energética. Tal processo envolve a transição de fontes de energia como o carvão, petróleo e gás natural, para fontes renováveis e de baixo carbono, como a eólica, hidrelétrica e biomassa. Ele também inclui práticas de eficiência energética, com mudanças nos padrões de consumo e produção. 

Não menos importante, também é preciso combater os desmatamentos, queimadas e restaurar ecossistemas. Pois, essas áreas verdes atuam na captura e armazenamento do carbono, ajudando a manter a temperatura do planeta estável. 

Quais são as principais maneiras de descarbonização para empresas?

Como a gente já sabe, o processo de descarbonização é bastante benéfico para as empresas. Confira abaixo algumas maneiras de aplicá-lo.

  • Através de medidas que reduzem o desperdício de energia;
  • Substituição de tecnologias fósseis por opções elétricas limpas;
  • Busca por fornecedores comprometidos por questões ambientais;

Além disso, a principal forma de contribuir para a economia zero carbono é através da transição energética para fontes renováveis. As empresas que migram para o Mercado Livre de Energia possuem a liberdade de escolher o próprio fornecedor. E, com isso, podem optar por fontes limpas.

Compre energia 100% renovável com a Clarke

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o assunto, que tal comprar energia 100% renovável no Mercado Livre de Energia com a ajuda da Clarke?

Aproveite e faça já uma simulação para descobrir o quanto você pode economizar na conta de luz da sua empresa com o Mercado Livre de Energia. O desconto pode chegar a 40%! Fale com um especialista do nosso time e saiba mais sobre como podemos te ajudar!

Compartilhe este texto e siga a Clarke no Instagram, LinkedIn e Facebook.