Quadro de energia bagunçado, fios soltos pendurados por toda parte e um monte de “gambiarra” nas tomadas fazem parte de uma cena de terror para qualquer um que trabalha com eletricidade. Além de ser uma visão nada agradável, também traz um perigo enorme para quem está à volta. Agora, você já parou para pensar como estão as instalações elétricas da sua empresa? Não? Por isso, trouxemos aqui os 5 erros mais comuns em instalações elétricas, que podem comprometer a segurança da sua empresa ou da sua casa.

Erro #1 – Disjuntores sobrecarregados

Sabe quando você está usando vários equipamentos ao mesmo tempo e, de repente, a energia toda cai? Isso acontece porque provavelmente os disjuntores estão sobrecarregados. 

Caso você não saiba, disjuntores são dispositivos (iguais a esse da foto abaixo) que funcionam como uma segurança para um circuito elétrico. A recomendação de profissionais é de que não se use um mesmo disjuntor para circuitos diferentes, por exemplo. 

Quando isso acontece, a chance de sobrecarga é grande e a energia da sua empresa ou da sua casa podem cair de uma vez. 

E ninguém merece estar no meio do funcionamento, atendendo a um cliente, operando uma máquina e ser parado de surpresa

Erro #2 Falta de um DR (Diferencial Residual)

Agora falei grego com você? Vou explicar. O Diferencial Residual (DR) é um dispositivo que protege contra choques elétricos. Ele é obrigatório para a segurança das instalações elétricas, principalmente em locais que tenham contato com a água. 

Por isso, a falta desse dispositivo é um erro comum, mas que traz um risco para quem está a volta.Disjuntor DR

Erro #3 Uso de tomadas com a potência errada

Alguns equipamentos utilizam mais energia para poder funcionar. É o caso dos aparelhos de ar condicionado, torneiras elétricas, fornos elétricos, geladeiras, câmara frias, aquecedores. Por isso, eles precisam ser ligados com uma tomada de uso específico. 

Quando são usadas outras tomadas, pode acontecer uma sobrecarga. Sendo assim, verifique se a tomada usada em cada equipamento é destinada a potência correta. 

Erro #4 Falta de um sistema de aterramento

O sistema de aterramento é obrigatório para as construções. Ele serve para proteger contra choques e funciona como um caminho para as descargas elétricas não atinja as pessoas. 

É uma viga colocada na terra mesmo, por isso o nome aterramento. Geralmente, a viga é conectada a um fio, que percorre todo o imóvel. 

Erro #5 As gambiarras… 

Esse erro aqui é bem grotesco, mas atire a primeira pedra quem nunca viu uma gambiarra sendo feita em algum lugar. Aquelas extensões cheias de tomadas, ou tomadas cheias de multiplicadores de tomadas (o T ou benjamim, dependendo de onde você mora). 

Além de feio, é perigoso você ligar vários equipamentos em uma única tomada. O circuito elétrico pode ficar aquecido, consumir mais energia e até começar um fogo. erros instalações elétricas

E você já viu alguns desses erros acontecerem? A recomendação para evitar esses erros é sempre pensar em um profissional qualificado para te orientar em qualquer instalação ou reparo. Evitar esses erros te dá mais segurança e economia no fim das contas! 

Gostou das dicas? Somos uma gestora digital de energia focada em pequenos negócios. Caso tenha alguma dúvida, pode falar com a gente no WhatsApp! 😉

Se você tem uma empresa e quer ajuda para reduzir a conta de luz, a Clarke disponibiliza um APP gratuito de gestão de conta de luz para toda a Bahia, Pernambuco ou Rio Grande do Norte. Os demais estados podem fazer seu diagnóstico pela web.

Um abraço 💙