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A Clarke Energia encerra o primeiro semestre de 2023 com diversos motivos para comemorar. Na mesma semana em que chegou ao seu 100º cliente de Mercado Livre de Energia, a startup também conquistou o selo B Corp – reconhecimento de compromisso socioambiental que apenas outras 10 empresas de energia no país possuem.

Em maio de 2021, a Clarke lançou o primeiro Marketplace de Mercado Livre do Brasil – plataforma na qual as empresas conseguem escolher seu fornecedor de energia de forma rápida e prática.

Um dos diferenciais que a ajudaram a Clarke a se tornar B Corp tem a ver com a decisão de trabalhar exclusivamente com energia renovável. Enquanto concorrentes oferecem todas as fontes a seus clientes, a startup se associa apenas a fornecedores de energia solar, eólica, de biomassa e de pequenas centrais hidrelétricas (PCHs).

Com isso, as 100 empresas atuais têm a garantia de que consomem apenas energia renovável. Ao fim de cada mês, elas podem ver o tamanho do benefício para o planeta por meio de um relatório que contabiliza o CO2 que deixaram de emitir. Até o momento, a Clarke já contratou energia para 82 dessas empresas, o que ajudou a evitar a emissão de mais de 21 mil toneladas do gás de efeito estufa.

A estratégia se alia a uma série de outras ações. Por exemplo: a empresa tornou-se uma das apoiadoras da ONG Litro de Luz Brasil, especializada na implementação de soluções sustentáveis de eletricidade e iluminação em comunidades vulneráveis do país. Internamente, a adoção de benefícios e a realização de ações de diversidade e inclusão também entraram na conta para o recebimento do selo.

“Nós sempre acreditamos que é possível unir crescimento econômico e compromisso ambiental e social. E essas duas conquistas de agora, do B Corp e dos 100 clientes, provam que estamos certos”, celebra Pedro Rio, CEO e cofundador da Clarke.

Juntamente do benefício ambiental, o aspecto financeiro também influencia na decisão das empresas de migrar para o Mercado Livre de Energia com ajuda da Clarke. Isso porque a startup consegue gerar até 40% de redução na conta de luz para seus clientes – entre eles, estão marcas como Mobly, Dr.consulta, Le Cordon Bleu, Burger King, Mapple Bear e Lush Motel.

Apesar de atender empresas de todos os setores, a startup tem presença especialmente relevante no segmento de rochas ornamentais, mais precisamente na região de Cachoeiro de Itapemirim, no sul do Espírito Santo. Lá, há mais 20 empresas que têm a Clarke como gestora de energia.

Para Rio, um dos motivos para o sucesso do empreendimento é o comprometimento de todos os que fazem parte da empresa, sejam eles colaboradores, clientes, fornecedores ou investidores – este último grupo é composto por fundos nacionais e internacionais, como Canary, EDP Ventures, FEAP, Niu Ventures e CSN Inova Ventures. Juntos, aportaram cerca de R$ 10 milhões na companhia.

“Hoje, ainda existe uma limitação em relação a quem pode entrar para o Mercado Livre, que é apenas para as empresas em alta e média tensão. A Clarke quer ajudar todas elas e também quem ainda não tem essa possibilidade. Nossa missão é mudar o setor elétrico de tal forma que, um dia, cada brasileiro também vai poder escolher o fornecedor de energia da sua casa”, afirma o executivo.

Tamanho empenho em inovação tecnológica e mercadológica ajudam a projetar a Clarke no cenário nacional. No ano passado, ela foi considerada a 66ª startup que mais se destacou em inovação aberta no país na lista da rede 100 Open Startups. No ranking segmentado entre energytechs, ficou com o 2º lugar.

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