Todo mês a sua empresa tem que pagar uma parcela fixa de energia chamada: Demanda Contratada. Como já apresentamos em outros textos, existem dois tipos grupos tarifários: Grupo A e o Grupo B. 

No Grupo A, a conta de luz é dividida em três parcelas: 

  • Consumo – mede quanto consumimos de energia ativa.
  • Energia Reativa Excedente – mede quanto de energia reativa.
  • Demanda – mede o quanto demandamos do serviço de distribuição (os fios dos postes da rua).Imagem reproduz parte de uma conta de luz, com informações como demanda e consumo.

Na sua conta de luz, você paga pela demanda e consumo (veja o exemplo acima)

Na prática, a Demanda representa a quantidade de equipamentos que foram ligados simultaneamente, mesmo que por pouco tempo. Essa parcela é contratada por mês e,  se for ultrapassada, a conta de luz fica mais cara. 

Vale reforçar que é muito comum encontrar unidades consumidoras enquadradas no grupo tarifário errado ou então com Demanda Contratada mal dimensionada.

Mas por que isso acontece? 🤷

Em alguns casos existe desperdício (demanda contratada superdimensionada) e em outros existe multa de ultrapassagem (demanda contratada subdimensionada). 

Uma forma de reduzir o prejuízo com a Demanda Contratada é utilizar medidores inteligentes de energia, que podem dizer, em tempo real, o quanto daquilo que foi contratado está sendo utilizado.

Traduzindo…

Para ficar mais fácil de entender, vamos comparar com os dados de internet 3G que há no seu celular. Quando você está perto de estourar o total da franquia contratada, recebe o aviso: “Você consumiu 80% do pacote de internet”.

Com os medidores inteligentes, a situação é parecida. Você recebe em tempo real: “Ei, tudo bem? Você mais estourar a demanda. Já alcançou 80%. Se puder, não liga mais nenhum equipamento agora, tudo bem?”.

Estudo assertivo sem precisar instalar equipamentos

Aqui na Clarke, nossos engenheiros fazem um estudo detalhado da conta de luz, a partir do histórico de consumo de energia da empresa, para identificar a demanda mais adequada. A inteligência aplicada nesse estudo leva em conta não só os aspectos de engenharia, como também econômicos e de comportamento de consumo.

Com a tecnologia desenvolvida pelo nosso time, a sua empresa não precisa instalar equipamentos, nem demorar para entender se poderá ter economia com o ajuste de demanda.

Quer fazer esse estudo completo com a Clarke? É só falar com a gente!

Somos uma gestora digital de energia. Nos preocupamos em reduzir a conta de luz de empresas e orientamos sobre quais caminhos podem gerar mais economia.

Se você está em São Paulo (ENEL), Bahia, Pernambuco ou Rio Grande do Norte, baixe o nosso app e gerencie sua conta de luz com a gente!

Caso tenha alguma empresa que esteja consumindo energia, entre em contato com a gente. Ficaremos felizes em poder ajudar.

Um abraço 💙