Lâmpadas de LED, energia solar, adequações tarifárias… qual o melhor caminho para economizar energia na minha empresa? O que fazer quando a conta de luz da COELBA, COSERN, CELPE ou de outra distribuidora de energia vem alta?

Há algum tempo, fizemos uma postagem no Facebook da Clarke com a seguinte chamada: “Minha conta de luz veio alta, o que fazer?”. Nessa divulgação, nossa intenção era compartilhar com alguns consumidores de energia quais análises podem ser feitas para economizar energia. 

Mas, de uma forma surpreendente, quase 100% dos comentários desconheciam qualquer maneira de economizar! As respostas mais comuns eram: “tem que pagar”, “pague ou vão cortar”, “faça um gato”, etc. 

mensagens do Facebook Esse texto não tem intenção de falar dos riscos que envolvem o famoso “gato”, ou sendo mais objetivo, furto de energia. Mas é importante deixar claro que essa prática é um crime, além dos riscos de choque elétrico que podem causar danos irreversíveis. 

Mas nesse contexto de redução da conta de luz, principalmente quando o assunto são pequenas empresas, a Clarke vem tentando difundir dicas de como economizar na conta de luz. 

Para empresas situadas na Bahia (COELBA), Pernambuco (CELPE) e Rio Grande do Norte (COSERN), temos um aplicativo gratuito. Com ele, é possível fazer um diagnóstico personalizado para sua empresa e de forma rápida descobrir o potencial de economia. 

O aplicativo está disponível para App Store e Google Play. É de graça e muito simples de usar. 

Empresários de outros estados podem fazer o diagnóstico gratuito pelo site da Clarke, neste link.

Para economizar existem três formas:

#1 Adequações tarifárias

Existem diversas modalidades tarifárias disponíveis atualmente. E, assim como no regime tributário da sua empresa, às vezes você pode fazer uma adequação e gerar economia sem nenhuma mudança na rotina da empresa ou investimento financeiro.

#2 Eficiência energética

De todas as possibilidades existentes de eficiência energética, as lâmpadas de LED são as mais conhecidas. Em geral, a troca das lâmpadas pode gerar de 5% a 20% de economia. 

Contudo, além da troca das lâmpadas, é importante se atentar principalmente para os equipamentos que trabalham com troca de temperatura, como por exemplo: ar-condicionados, fornos elétricos, geladeiras e câmaras frias.

#3 Compra de energia

Por fim, muitos já conhecem os benefícios da energia solar. O que poucos conhecem são as modalidades existentes para contratar esse tipo de energia limpa e econômica. 

É possível realizar o investimento por conta própria, buscar um financiamento e até mesmo alugar uma fazenda solar remota para gerar energia para sua empresa. 

No futuro (por volta de 2025), poderemos também comprar e vender energia livremente no Brasil, esse tipo de compra de energia nós chamamos de portabilidade da conta de luz.

Entender a conta de luz é uma tarefa que pode parecer difícil, mas quando você entende algumas coisas já é possível economizar bastante.

Se precisar, manda mensagem para a Clarke, acreditamos que todo diagnóstico de economia tem que ser gratuito. Queremos ser sócios de todas as pequenas empresas na gestão da conta de energia delas e tudo começa olhando para sua conta.

Um abraço 💙