Em meio a uma mudança no cenário regulatório do setor elétrico brasileiro, a Clarke Energia chega à Vitória Stone Fair 2023 com um produto que promete revolucionar a relação das empresas com a conta de luz. O evento de rochas ornamentais acontece na Serra (ES) entre 7 e 10 de fevereiro, após passar por adiamentos impostos pela pandemia de Covid-19.

Esta é a primeira grande feira do segmento após a portaria de setembro de 2022 do Ministério de Minas e Energia (MME), que ampliou o acesso ao Mercado Livre de Energia a todas as empresas em alta e média tensão (Grupo A); antes, isso só era permitido aos grandes consumidores, com contas de luz na casa dos R$ 30 mil por mês.

Foto de anos passados do letreiro da Vitória Stone Fair, com pavilhão de exposição ao fundo e bandeiras

Vitória Stone Fair é um dos principais eventos de rochas ornamentais das Américas (Foto: Valter de Lima Monteiro)

O Mercado Livre permite que os clientes escolham seu próprio fornecedor de energia, com espaço para negociar diversas condições contratuais, como quantidade comprada, preço, forma de pagamento, entre outras. Ele é uma alternativa ao Mercado Regulado, no qual a energia é comprada das distribuidoras, sem espaço para negociar nada.

O MME estima que cerca de 106 mil novas unidades consumidoras possam migrar para o Mercado Livre de Energia com a nova regulamentação. Por isso, a Clarke desenvolveu uma solução exclusiva, que ajuda empresas a rapidamente conseguirem propostas de energia renovável, que as ajudam a economizar até 30% na conta de luz.

economize até 30%

Pedro Rio, CEO da Clarke Energia, explica que este é um momento de grande empolgação no setor produtivo. Segundo ele, a portaria tornou o Mercado Livre de Energia mais democrático, abrindo espaço para que mais empresas se modernizem e se tornem mais competitivas.

“Os processos de extração e beneficiamento de mármore e granito consomem muita energia, então o custo elevado da conta de luz é uma dor antiga do ramo. Tem sido muito gratificante ver o quanto a Clarke consegue ajudar com nosso novo produto. A demanda por ele é enorme, e sentir o entusiasmo dos gestores com o dinheiro que vai sobrar no fim do mês com essa economia nos motiva a dar nosso melhor para atender todo mundo que precisa”, afirma Rio.

A indústria capixaba de rochas ornamentais é a maior parceira da Clarke. A empresa atende 17 clientes do segmento, principalmente na região de Cachoeiro de Itapemirim. Dois deles, inclusive, também terão estandes na Vitória Stone Fair: a Nova Aurora e o Marcel Group.

Rio relembra outros eventos em que a Clarke esteve ao lado do setor. Em 2022, a startup marcou presença na Cachoeiro Stone Fair, realizada no mês de agosto. Antes disso, em junho, também organizou um grande encontro entre empresários e especialistas, no qual se debateu tendências e caminhos para o futuro.

“Essa abertura do mercado renovou o nosso compromisso com a indústria de rochas do Espírito Santo. Queremos cada vez mais trabalhar com ela, contribuindo para a construção de um futuro mais sustentável, produtivo e lucrativo”, completa o CEO.

Compartilhe este texto e siga a Clarke no Instagram, LinkedIn e Facebook.