Na busca pela conciliação entre desenvolvimento econômico e ambiental, muitas organizações buscam ações que incentivem a responsabilidade social e ambiental. Afinal, a preservação de recursos para garantir o futuro das próximas gerações é também um dever das empresas. Dessa forma, uma das maneiras delas comprovarem que estão atendendo à legislação é justamente através de certificações de sustentabilidade.

Falando nisso, o Certificado B-Corp 2023 completa dez anos em 2023.  Ele atesta que as empresas que o possuem respeitam os mais complexos padrões de desempenho socioambiental, com transparência e responsabilidade legal. 

No texto de hoje, o time dos especialistas da Clarke reuniu as principais certificações ambientais e como adquiri-las. Boa leitura!

Por que obter as certificações de sustentabilidade?

Conforme já foi dito, as certificações de sustentabilidade comprovam que a sua empresa possui responsabilidade, se compromete com o assunto. Muito além das vantagens que essas práticas possuem para a sociedade, como a redução dos gases de efeito estufa, elas também beneficiam o posicionamento da sua empresa.

As marcas com certificações são bem vistas pelos stakeholders. Pois, um estudo divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) mostrou que cerca de 70% da população brasileira prefere comprar produtos e serviços de empresas sustentáveis.

Essas certificações demonstram credibilidade e validam a adoção de estratégias sustentáveis. Com isso, trazem um diferencial competitivo, facilidade de acesso a linhas de créditos, expansão de mercados e otimização do processo produtivo.

I-REC

O I-REC é um certificado internacional que comprova o uso de fontes renováveis de energia pela empresa.

Cada REC emitido é único, individual, mostra que 1 MWh (megawatt-hora) consumido pela empresa que o adquiriu foi rastreado como tendo origem em fontes renováveis. A contratação destes certificados pode ser feita tanto de forma retroativa quanto antecipada.

Para obter um REC, é preciso realizar a compra. No Brasil, há algumas dezenas de empresas com autorização para fazer essa comercialização. Falando nisso, você sabia que a Clarke pode ajudar a sua empresa a garantir essa certificação? Além de só trabalharmos com fontes renováveis de energia, também ajudamos sua empresa na gestão, auxiliando na obtenção do I- REC. 

Se interessou mais sobre a certificação do I-REC?  Não deixe de ler o texto da Clarke sobre o assunto. 

Selo  B-Corp

As empresas que possuem o selo B-Corp respeitam os mais elevados padrões de desempenho social e ambiental, alinhados à transparência e responsabilidade legal. Essa comunidade impulsiona um movimento global de funcionários engajados com a mudança. 

Obter este certificado é um processo bem complexo. No Brasil, é necessário alterar algumas cláusulas legais do estatuto social da empresa. Cada interessado deve alcançar uma pontuação mínima, e, após dois anos, devem comprovar que suas práticas seguem em evolução.

Em 2023, a Clarke Energia conquistou o Selo B-Corp e atingiu um nível de reconhecimento de compromisso socioambiental que apenas outras 10 empresas de energia no país possuem. Entenda mais sobre o assunto neste link.

Selo FSC

Essa certificação de sustentabilidade é  para empreendimentos que utilizam madeira como matéria-prima. Esta certificação garante que todo processo de produção e extração da madeira é proveniente de reflorestamento. Por meio dessa certificação, as marcas garantem a preservação de florestas. 

ISO 14.001 

Este selo avalia o sistema de gestão ambiental de determinada marca. Ele estabelece diretrizes para sistemas de gestão ambiental (SGA) em empresas e organizações.

Além disso, a ISO 14.001 estabelece uma série de requisitos e diretrizes para a concretização, implementação, manutenção e melhoria contínua de um SGA (Sistema de Gestão Ambiental) efetivo.

LEED

Certificação mundialmente conhecida para edifícios com viés sustentável. É voltada para prédios, no que se refere ao consumo de energia, emissão de gases de efeito estufa, tratamento de efluentes, consumo de água e gerenciamento de resíduos. 

Consuma energia 100% renovável com a Clarke!

Agora que você já sabe mais sobre as certificações ambientais, que tal tornar sua empresa mais sustentável e economizar na conta de energia? A Clarke te ajuda desde o processo de migração para o Mercado Livre, até a compra e gestão de energia 100% renovável e também te ajudamos na aquisição dessas certificações ambientais. 

Aproveite e faça já uma simulação para descobrir o quanto você pode economizar na conta de luz da sua empresa com o Mercado Livre de Energia. O desconto pode chegar a 40%! Fale com um especialista e saiba mais.

Compartilhe este texto e siga a Clarke no Instagram, LinkedIn e Facebook.