fbpx

A eleticidade é um custo obrigatório e que causa certa preocupação em muitas empresas, sobretudo quando o assunto assunto envolve gestão de energia. Para se ter uma ideia, trata-se da segunda maior despesa no setor de supermercados. Um ranking divulgado pela Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace Energia) mostrou que o Brasil apresenta o maior custo de energia residencial em relação à renda per capita.

Como já falamos por aqui, a migração para o Mercado Livre de Energia é apenas uma das etapas e processos que envolvem a economia na conta da luz. Afinal, do que adianta estar no ACL e não aproveitar a fundo todas as suas vantagens ou oportunidades? Monitorar o consumo de energia de maneira contínua e sistematizada não somente facilita a gestão, como também auxilia as empresas na tomada de decisões mais seguras.

No texto de hoje, o time da Clarke preparou um verdadeiro “manual” sobre monitoramento e gestão de energia, com dicas de como fazer, vantagens e muito mais. Boa leitura!

O que é gestão de energia?

A gestão de energia elétrica é um conjunto de ações que possui como objetivo alcançar maior eficiência energética através do monitoramento de consumo. Ela em muito se relaciona com o uso mais planejado da energia elétrica comprada da distribuidora. 

Essa atividade está intensamente ligada à necessidade de muitas empresas se tornarem mais eficientes e competitivas, mas sem que o aumento de gastos ocorra. Pois, quando uma redução da conta de luz ocorre, é possível redirecionar recursos para setores que podem aumentar a qualidade do produto ou serviço da sua empresa.

Os objetivos da gestão de energia elétrica vão além de evitar o desperdício. Também possuem como finalidade reduzir custos, tornar a empresa mais sustentável e competitiva, e também evitar gastos descontrolados com consumo, demanda e/ou reativos, que trazem como consequência elevados custos.

Gestão de energia ou Eficiência energética: qual é a diferença?

É comum fazer uma confusão entre gestão de energia e eficiência energética.Porém, os dois termos não são sinônimos.

 A eficiência energética corresponde às atividades que possuem o objetivo de diminuir o gasto de eletricidade sem reduzir a atividade, por meio de processos e produtos energeticamente mais eficientes. Portanto, a eficiência energética é um dos objetivos que pode ser alcançado através da gestão de energia.

Se você deseja saber mais sobre o assunto, não deixe de ler este texto do time da Clarke.

Quais são as vantagens de monitorar a eletricidade da sua empresa?

  • Redução de custos;
  • Identificação de problemas e soluções relacionados ao consumo;
  • Compromisso com o meio ambiente: redução na emissão dos gases do efeito estufa;
  • Identificar melhorias e oportunidades para otimizar recursos;
  • Realizar comparativos mensais para avaliar pontos de atenção em cada mês; 

Como realizar a gestão de energia de maneira eficiente?

A gestão de energia se resume a quatro passos: medir, atuar, acompanhar e discutir.

O primeiro passo é realizar o monitoramento da energia e transferir esses dados para uma nuvem. Depois, transformar as informações de energia em dados detalhados. A partir da mensuração, é possível identificar padrões de desperdícios de energia e procurar oportunidades de melhorias.

Após essa avaliação cuidadosa, é necessário partir para ações efetivas. Dado um período determinado, elas devem ser mensuradas pelo time, que precisa agir caso os resultados alcançados não sejam equivalentes aos esperados. 

Dicas do time Clarke

Para Igor Surdo, do Time de Gestão de Clientes da Clarke, é muito difícil realizar a gestão de energia sem planejamento. “É preciso estruturar os processos, as metas e objetivos que devem ser atingidos por meio dessa gestão. E essas informações devem ser estruturadas com base em dados mensuráveis”, explica.

Além disso, o especialista pontua ainda que a gestão não deve ser centralizada em uma melhoria momentânea na empresa, mas deve ser um processo contínuo da empresa, para que ela não volte a ter contas de luz elevadas. Atividades rotineiras, como avaliar os equipamentos, também podem fazer as diferenças. 

Mas, caso, mesmo com todas essas mudanças, a conta da sua empresa permaneça alta, talvez seja o caso de trocar a fornecedora de energia. Falando nisso, a Clarke Energia tem, entre os serviços, a gestão de energia elétrica para as empresas. “A Clarke entra como uma grande aliada, tendo em vista toda tecnologia aplicada às plataformas de gestão que auxiliam o time a realizar uma gestão mais ativa e consultiva para os nossos clientes”, complementa Igor.

Economize na Conta de Luz com a Clarke Energia

A Clarke possui um marketplace focado na experiência do cliente, onde é possível acompanhar o quanto está sendo economizado e a quantidade de C02 que a sua empresa deixou de emitir porque optou por fontes renováveis de energia. Também contamos com mais de 50 fornecedores, e, após uma análise cuidadosa, te mostramos qual é o mais indicado para a sua empresa. 

Aproveite e faça já uma simulação para descobrir o quanto você pode economizar na conta de luz da sua empresa com o Mercado Livre de Energia. O desconto pode chegar a 40%! Fale com um especialista e saiba mais.

Compartilhe este texto e siga a Clarke no Instagram, LinkedIn e Facebook.