Em um cenário de grande competitividade entre empresas e de pressão por mais produtividade e sustentabilidade, o tema da eficiência energética tem ganhado cada vez mais protagonismo no ambiente corporativo.

O conceito de eficiência diz respeito à capacidade de obter o maior rendimento possível utilizando o mínimo de recursos, sem perder em qualidade. Mas como isso pode ser aplicado à energia elétrica?

Neste artigo, você entenderá o que significa eficiência energética e verá dicas de como implementar essas estratégias na sua empresa. Boa leitura!

O que é eficiência energética?

O termo eficiência energética significa manter a produtividade otimizando o uso de energia – seja porque se utiliza menos, porque se gasta menos com ela ou porque a energia consumida é de uma fonte melhor (ou seja, mais sustentável).

Há várias práticas possíveis quando se trata de melhorar a eficiência energética, e elas podem até ser adotadas de forma complementar e simultânea. Vejamos alguns exemplos possíveis:

Utilize energia renovável

Consumir energia gerada a partir de fontes como eólica, solar, biomassa e de pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) reduz a emissão de CO2, algo fundamental para conter a crise climática que o planeta enfrenta.

Isso pode ser feito, por exemplo, a partir da compra de energia no Mercado Livre, modelo no qual é possível escolher o fornecedor de energia, priorizando as fontes que agridem menos o meio ambiente.

A Clarke é uma gestora de Mercado Livre de Energia que só transaciona energia renovável. Além de economizarem até 40% na conta de luz, nossos clientes ainda ajudam o planeta, tendo inclusive a oportunidade de conquistar certificações de sustentabilidade, como o I-REC.

Otimize o consumo de energia

Muitas vezes, a desatenção a algumas questões técnicas da conta de luz resultam em desperdício e gastos desnecessários. Para que isso não aconteça, é importante contar com a análise de especialistas.

Um exemplo é o caso da cobrança pelo uso de energia reativa, que apenas mantém o equilíbrio do campo magnético de um sistema e não é convertida em trabalho. Para resolver isso, é possível realizar a instalação de um banco de capacitores, que faz a correção do fator de potência.

Outra possibilidade é a realização de um ajuste de demanda. Empresas em alta e média tensão (Grupo A) têm uma cota de demanda contratada junto à distribuidora. Essa quantia precisa estar sempre balanceada, para evitar gastos desnecessários caso o máximo seja ultrapassado ou caso haja sobra.

A Clarke é especialista em ajudar empresas na instalação de bancos de capacitores e na realização de ajustes de demanda. Temos uma equipe de engenheiros pronta para analisar detalhadamente como é possível otimizar sua conta de luz.

Substitua, inspecione e faça a manutenção de aparelhos

Verificar os aparelhos que consomem energia pode ser uma forma muito importante de reduzir o desperdício. A dica clássica é priorizar a iluminação natural de ambientes e utilizar lâmpadas de LED no lugar das incandescentes. Mas há muito mais a ser feito.

Evite posicionar aparelhos que geram calor (como microondas e fornos) próximos à geladeira, para previnir que um interfira no outro, aumentando o consumo de energia. Também é importante utilizar sistemas de ar-condicionado de forma racional, mantendo a temperatura por volta dos 23º C, que é o ponto de maior conforto térmico do corpo humano.

Se possível, escolha aparelhos modernos, feitos com materiais e técnicas que os tornam mais econômicos. Preste atenção à etiquetagem dos equipamentos, que são feitas de acordo com o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel).

Fique atento também à manutenção preventiva. Equipamentos com problemas técnicos são mais ineficientes, o que pode resultar em maior consumo de energia.

Como implementar práticas de eficiência energética nas empresas?

  • Avalie o consumo de energia atual para entender como ela está sendo utilizada. Identifique as áreas que consomem mais e os equipamentos responsáveis pelos maiores gastos.
  • Estabeleça um plano de ação com base nas boas práticas. Crie metas claras e mensuráveis para redução do consumo a partir dos resultados da auditoria.
  • Sensibilize e envolva os colaboradores. Promova treinamentos, adote um manual e realize campanhas de conscientização para encorajar a mudança.
  • Monitore e avalie o progresso: Estabeleça indicadores de desempenho que reflitam as metas e monitore regularmente os resultados. Avalie o progresso e faça ajustes conforme necessário.

Invista em eficiência energética com a Clarke!

Agora que você sabe tudo sobre eficiência energética, que tal implementar as melhores práticas na sua empresa? A Clarke te ajuda a economizar até 40% na conta de luz usando energia 100% renovável!

Faça já uma simulação para descobrir o quanto você pode economizar na conta de luz da sua empresa com o Mercado Livre de Energia. Fale com um especialista e descubra também se sua empresa pode se beneficiar da instalação de banco de capacitores ou da realização de um ajuste de demanda.

Compartilhe este texto e siga a Clarke no Instagram, LinkedIn e Facebook.