Hoje começa o inverno! A estação mais fria do ano acaba de dar as caras no Hemisfério Sul, de forma mais precisa às 18h44. Você já começou a sentir o friozinho em casa? ❄️☃️  Sabia que o frio também pode fazer aumentar a sua conta de luz se você não ficar atento? É sobre isso que vamos falar a seguir.

O inverno é uma das quatro estações do ano, entre o outono e a primavera. Em 2020, começa no dia 20 de junho e termina em 22 de setembro. Aqui no Brasil, não vemos a neve cair como em outros países, mas as temperaturas caem em alguma medida. 

O Brasil tem proporções continentais e, por isso, a forma como essa estação se apresenta muda muito de uma cidade para outra. 

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), no Norte, algumas regiões do Nordeste e do litoral brasileiro teremos chuva acima da média e uma mudança de temperatura menor. 

Já o centro-oeste, algumas regiões do Sudeste e Sul, terão uma amplitude térmica maior com um período mais seco.

Mas qual é o impacto sobre a conta de luz?

Quando fala em conta de luz, a gente já começa a ficar empolgado. Mas no inverno os “vilões” que deixam a sua fatura maior não te dão uma trégua. 

Na maior parte das pequenas e médias empresas e nas residências, quem faz a conta de luz crescer são os equipamentos que alteram a temperatura. Aparelhos de ar-condicionado, forno elétrico, chuveiro elétrico, aquecedor, câmara fria, geladeira… entre outros.

E o que a gente gosta de usar bem quente no inverno? Isso! O chuveiro elétrico. E quanto mais quente melhor, né? Na maioria dos casos…

Quem mora mais ao sul do Brasil, onde o frio é maior, os aquecedores também fazem o seu papel em impactar muito a conta de energia. 

Apesar disso, quem está mais ao norte, tem uma oportunidade de evitar o uso do ar-condicionado e, com isso, reduzir os custos com eletricidade. A gente sabe que isso não dá pra ser feito todo dia, porque há momentos que dá até para pegar uma praia no inverno brasileiro.

A conta de luz pode ficar mais barata o ano todo…

Aqui na Clarke temos algumas dicas que podem te ajudar a economizar energia o ano todo. Se você olhar para a sua conta de luz com cuidado, pode economizar bastante dinheiro. Se liga: 

#1 Ajuste sua tarifa de energia

Muitas vezes essa mudança pode gerar economias significativas.

Dentro de pequenos e médios negócios, geralmente a conta de luz está mal ajustada. A mudança da tarifa de energia pode não só reduzir os custos com energia, como também facilitar o trabalho de eficiência energética.

Um exemplo disso é a Tarifa Branca, que pode gerar até até 30% de economia apenas com a migração. A gente já falou sobre isso no nosso blog (clique aqui). Para saber se a Tarifa Branca é uma opção para sua empresa, faça o teste no nosso site. Se você for da Bahia, pode baixar o app e fazer o mesmo. 

#2 Implemente soluções modernas

Lâmpadas de LED, troca de equipamentos, automação de ar-condicionados, dentre outros.

Depois de ajustar sua tarifa de energia, sua empresa terá um desafio de gerir a energia apenas durante 3h do dia, quando a energia é mais cara, e não mais durante as 24h do dia como eram antes. Dessa forma, fica mais fácil implementar soluções de eficiência energética.

Lembre-se, os maiores vilões da conta de luz de pequenas e médias empresas, principalmente do comércio, são os equipamentos que mudam nossa temperatura. Por isso, fique atento com: ar-condicionado, câmara fria, forno elétrico, chuveiro elétrico e freezer. Existem soluções modernas no mercado que podem te ajudar: temporizadores, sistemas de automação e diversas outras soluções.

#3 Estude a viabilidade de consumir energia limpa

Sistemas de energia solar na geração distribuída ou a migração para o mercado livre de energia.

Por fim, a última etapa da jornada de eficiência energética de uma empresa é consumir uma energia limpa e renovável. 

Para pequenos consumidores, o único caminho viável atualmente é a Geração Distribuída, sendo que o mais popular atualmente é a Energia Solar. 

Contudo, para grandes consumidores, o mercado livre de energia já está disponível. Nessa última modalidade, o consumidor negocia livremente seu fornecedor de energia, podendo contratar apenas aqueles que fazem bem para o mundo, como por exemplo: energia solar, energia eólica, energia hídrica, dentre outros.

Caso precise de suporte, a Clarke disponibiliza o APP gratuito de gestão de conta de luz para toda a Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Os demais estados podem fazer seu diagnóstico pela web.

Ficou com alguma dúvida? Somos uma gestora digital de energia focada em pequenos negócios. Pode falar com a gente no Whatsapp 😉

Um abraço 💙