Tarifa Branca é uma nova modalidade de tarifa disponível desde 2019. Para algumas empresas, sobretudo as que funcionam em horário comercial, pode corresponder a uma economia imediata na conta de luz. Em alguns casos, a redução chega a 30%.

Sendo assim, a sua conta de luz pode estar te fazendo perder dinheiro! É sério. É só ter um olhar mais atento a sua conta para perceber que é possível reduzir esses números que te preocupam todo mês.

Já falamos sobre a Tarifa Branca aqui no Blog da Clarke (para reler, clique aqui), mas basicamente, ela é uma nova opção de tarifa para unidades consumidoras de baixa tensão, o chamado de grupo B.

É uma forma diferenciada de calcular a conta de luz. Nessa modalidade, você paga valores diferentes dependendo da hora do dia.O que é tarifa branca

Na Tarifa Branca, o valor da tarifa é dividido em três tipos: Ponta, Fora Ponta e Intermediária.

  • Ponta – tarifa mais cara
  • Fora Ponta – tarifa mais barata
  • Intermediária – tarifa de valor intermediário

Os valores e horários dependem da concessionária de energia da sua cidade. Para conferir essas informações, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) disponibilizou um gráfico, é só conferir neste link.

Tudo bem, mas como saber se a Tarifa Branca é para minha empresa?

Com a Clarke é bem simples! Se a sua empresa fica na Bahia, Rio Grande do Norte ou Pernambuco, você pode fazer esse teste no nosso aplicativo (além de desfrutar das outras funcionalidades, como pagar a sua conta de luz mais rápido e ter acesso a relatórios de economia na conta todo mês).

O aplicativo está disponível App Store e Google Play. E é de graça! Você só paga a Clarke caso queira nossa ajuda para mudar a sua tarifa. Se não, pode seguir sozinho e usar nosso app do mesmo jeito.

Depois de baixar o app, você faz o cadastro e integra a sua conta de luz (Com CNPJ ou CPF)!

Teste da Tarifa Branca

O teste para descobrir se essa é uma alternativa de economia é direto. Você vai encontrar a opção “Fazer uma simulação”, como na imagem abaixo:Fazer simulação Tarifa Branca

Em seguida, você vai preencher as informações sobre horário de funcionamento e tipo de negócio.Informações para o Teste da Tarifa Branca

Logo em seguida, pronto: você descobre se vai ter economia com a Tarifa Branca.

resultado simulação Tarifa BrancaE se eu não estou na Bahia, o que eu faço?

Para empresas que não estão na Bahia, a Clarke faz o teste pela internet. Basta acessar clarke.com.br/diagnostico e preencher as informações solicitadas.

Esperamos ter ajudado você sobre o Teste da Tarifa Branca. Somos uma gestora digital de energia focada em pequenos negócios.

Caso tenha alguma empresa que esteja consumindo muito na conta de luz, entre em contato com a Clarke. Ficaremos felizes em poder ajudá-lo.

Um abraço 💙