Todo mês, a sua casa ou a sua empresa tem uma lista de contas a serem pagas. É água, luz, telefone, internet, aluguel… entre outras obrigações. Mas o que fazer se a conta não foi paga? Seja por ter esquecido ou pelo fato do dinheiro não ter entrado em caixa na data adequada?

Se for a conta de luz, fique tranquilo. Pague normalmente a conta, mesmo que atrasada.Os juros e multas vão ser incluídos na sua nova conta do próximo mês.

Você pode pagar do mesmo jeito que pagaria se não tivesse vencida.

Onde pagar a conta de luz atrasada?

Como dissemos antes, você deve pagar a sua conta de luz atrasada no mesmo local que pagaria se estivesse em dia. Existem algumas opções para pagar sua conta. Mas algumas delas podem facilitar muito mais a sua vida.

Lotéricas e bancos

São os meios mais comuns de pagar as contas, porém lentos. Isso porque você precisa pegar seu boleto impresso, levar dinheiro em mãos, se dirigir até uma casa lotérica ou banco e enfrentar fila para enfim pagar. Às vezes, na sua empresa, você ainda pede a um funcionário para fazer isso. Imagine o que ele ou você poderiam fazer com esse tempo livre?

Se essa é a sua realidade hoje, saiba que existem outras opções muito mais ágeis e até mais seguras de se realizar o pagamento da sua conta de luz ou de qualquer outra conta.

Internet Banking

O meio mais rápido e simples de se pagar qualquer boleto. Basta acessar a página na internet do seu banco, colocar login e senha, e escolher a opção pagamentos (em alguns bancos, há até a separação do tipo de boleto, por exemplo, pagamento para concessionárias, que é o caso da conta de luz).

Para pagar é simples, você pode ler o código de barras do seu boleto impresso ou copiar e colar o código de barras da sua conta de luz digital. Geralmente, disponível no site da sua distribuidora de energia (COELBA, COSERN, CELPE, ENEL, LIGHT, EDP, entre outras).

Caso a sua casa ou empresa fique na Bahia, Rio Grande do Norte ou Pernambuco, você pode utilizar o aplicativo da Clarke para administrar a sua conta de luz. Com ele, você tem acesso rápido e fácil ao código de barras das suas contas em aberto ou atrasadas. Disponível na App Store e Google Play.

Quantas contas de luz podem ficar atrasadas?’

A maior preocupação quando se deixa de pagar a conta de luz é ter a energia cortada. A quantidade de contas em atraso vai depender da distribuidora do seu estado, mas o aviso do corte de energia deve ser feito 15 dias antes.

É preciso ficar atento à sua conta, porque o aviso é feito na própria fatura. Se a equipe do corte chegar ao local e você apresentar o comprovante de pagamento, o fornecimento de energia não pode ser interrompido.

Antes disso, é preciso ficar atento. Durante a pandemia da Covid-19, o corte do fornecimento de energia por inadimplência foi suspenso por alguns meses pela ANEEL, mas voltou a acontecer em agosto, exceto para consumidores enquadrados na Tarifa Social.

Pagamento de conta com cartão de crédito

Uma possibilidade para quitar sua dívida com a distribuidora de energia e não correr o risco de ficar sem energia é o pagamento da conta com o cartão de crédito.

Algumas distribuidoras permitem que você faça a negociação diretamente com ela. Então, nossa sugestão é que o primeiro passo seja conversar com a empresa que te fornece energia.

Outra solução é parcelar sua conta no aplicativo da Clarke. É bem simples! Basta entrar no app, clicar para pagar a conta em aberto e pronto… você encontrará a opção de pagar ou parcelar a sua conta de luz.

Essa nova funcionalidade é fruto de uma parceria com a Cappta. É importante dizer que há uma taxa de juros, mas você pode simular o quanto irá pagar por isso.É possível pagar a conta de luz com cartão de crédito

Esperamos ter ajudado você sobre como pagar sua conta de luz atrasada. Somos uma gestora digital de energia focada em pequenos negócios.

Caso tenha alguma empresa que esteja consumindo muito na conta de luz, entre em contato com a Clarke. Ficaremos felizes em poder ajudá-lo.

Um abraço 💙