Como a gente já sabe, a conta de energia é uma das maiores despesas das empresas, apesar de ser indispensável para o desenvolvimento das atividades. E você concorda que uma economia significativa no valor da energia paga é capaz de otimizar seus negócios?

O brasileiro dedica mais de 4% da sua renda anual para o pagamento da conta de luz, sendo esta a segunda maior despesa de supermercados e indústrias. Logo, a migração para o Mercado Livre de Energia é uma grande oportunidade para as empresas que desejam economizar. Nele, elas possuem a liberdade de negociar os preços diretamente com os fornecedores, sem intermédio das concessionárias. 

A Baumer, fábrica de equipamentos médicos e hospitalares fundada em 1952, confiou na Clarke enquanto sua gestora de energia e conseguiu uma economia de 37% na conta de luz. Usando somente fontes renováveis.

Deseja saber mais sobre como a Baumer conquistou este sucesso no Mercado Livre de Energia?  Então, não deixe de ler este texto que o time de especialistas Clarke preparou para você!

Antes de tudo: o que é Mercado Livre de Energia e quem pode participar?

No Brasil, existem duas principais maneiras de se contratar energia elétrica: no Ambiente de Contratação Livre, o Mercado Livre de Energia (ACL) e no Ambiente de Contratação Regulada (ACR).

No ACR, o preço da energia elétrica é cobrado diretamente das distribuidoras e definido em Leilões de Energia. Nesse tipo de mercado, o governo regula as tarifas e cada consumidor tem uma fatura mensal, sujeita às bandeiras. 

Já no Mercado Livre, o consumidor tem total liberdade de negociar as condições de preço, prazo e contratação com os fornecedores e selecionar o com melhor custo benefício. Essa concorrência gera menores preços. A partir de 1 de janeiro de 2024, todos os consumidores do Grupo A (alta e média tensão) poderão migrar para o ACL. 

É importante destacar que existe um contrato com a distribuidora, pelo uso do fio de transmissão.  E outro com a geradora, que é quem comercializa a energia. A Clarke atua como intermediária entre os fornecedores e o cliente. Em nosso Marketplace, estão disponíveis mais de 50 fornecedores, e indicamos aqueles com melhores vantagens.

Como a Clarke ajudou a Baumer a economizar?

Localizada no Estado de São Paulo, a Baumer é uma empresa que, há mais de 70 anos atrás, selou o compromisso de buscar novas soluções nas áreas médicas em que atua com qualidade e confiança para seus clientes. 

A Baumer chegou até nós por meio de indicações de outros clientes que confiaram na Clarke e, antes, também sofriam dos mesmos problemas: a conta de luz bastante alta e dificuldades em compreender como migrar para o Mercado Livre Energia.

Confiança e alta tecnologia aplicada: o sucesso na negociação da Baumer

A confiança da Baumer e a alta tecnologia aplicada nos serviços da Clarke foi fundamental para o sucesso das negociações. Após constatar que é uma empresa apta a participar do ACL e fechar contrato, o nosso time de especialistas tratou logo de dar início a todas as burocracias para começar a migração da empresa. O procedimento foi concluído em setembro de 2023. 

“Um dos diferenciais da Clarke é justamente a transparência em nossos processos. Em nossa plataforma, o cliente consegue acompanhar de perto todas as fases da migração. Além disso, também consegue analisar os preços dos fornecedores disponíveis no marketplace com todo nosso suporte”, analisa Monique dos Santos, head de gestão de clientes da Clarke Energia. 

Para Tiago Puggina, supervisor administrativo da Baumer, os especialistas da Clarke demonstraram conhecimento sobre o assunto desde o começo das negociações. “A Clarke nos deixou confortável para continuar o processo. Ela veio contribuir para a Baumer, naquilo que ela tem know how, facilitando e dando suporte para que a empresa migrasse de forma positiva e com sucesso, para o mercado livre de energia”, comenta.

Economia na conta unida ao desenvolvimento sustentável

Ao fechar com a Clarke, a Baumer provou que é possível unir o desenvolvimento econômico à sustentabilidade. Afinal, a energytech somente opera negociações de energia renovável no markeplace: biomassa, eólica e Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs). 

“A empresa que não conseguir aderir às práticas sustentáveis, certamente ficará para trás, pois a questão ambiental é uma preocupação do consumidor. A Clarke sabe dessa importância, tanto para os consumidores quanto para a natureza. Por isso, só trabalhamos com fornecedores de fontes renováveis”, complementa Monique.

Questionado se indicaria a Clarke para outras empresas, Tiago Puggina foi direto na resposta: “Sim, certamente a Clarke seria indicada pelo pronto atendimento e conhecimento sobre todas as questões que envolvem o mercado livre de energia”, diz.

Faça como a Baumer e economize até 40% na conta de luz

Baumer, Burger King, Botafogo SP e Mobly são apenas alguns dos mais de 150 clientes que confiaram na Clarke e conseguiram uma economia significativa na conta de luz. 

Agora que você já sabe mais sobre o ACL, que tal investir em fontes renováveis de energia com a ajuda da Clarke? Damos o suporte necessário no processo de migração, gestão e cotação de energia. 

Aproveite e faça já uma simulação para descobrir o quanto você pode economizar na conta de luz da sua empresa com o Mercado Livre de Energia. O desconto pode chegar a 40%! Fale com um especialista e saiba mais.Compartilhe este texto e siga a Clarke no Instagram, LinkedIn e Facebook.