fbpx

O Pix, o novo meio de pagamento instantâneo no Brasil, tem agilizado o pagamento para muita gente. Mas, além de fazer transferências de maneira rápida é possível pagar a conta de luz com o Pix. É super simples e rápido, mas depende da distribuidora de energia do seu estado.

A principal vantagem do pagamento via Pix é a velocidade. Em segundos a conta está paga (e já cai no sistema da distribuidora), o que pode impedir, por exemplo, o corte por inadimplência. Você também pode pagar em qualquer horário e dia da semana. O objetivo é aumentar as opções de pagamento dos consumidores e sem mais um custo.

Como pagar a conta de luz com o Pix

Se você tem algum receio sobre esse tipo de pagamento digital, fique tranquilo! Está tudo autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Junto com o Banco Central, a Aneel fez um acordo para permitir que isso aconteça. O processo pode levar até dois anos para ser concluído, mas já tem muita distribuidora usando esse meio de pagamento.

As distribuidoras que já estão com essa opção disponível colocam um QR Code na própria conta de luz. E o passo a passo é bem simples:

  1. O consumidor precisa abrir o aplicativo do banco em que já realiza suas transferências e pagamentos via Pix
  2. Escolher a opção “Pagar” e, em seguida, encontrar a opção que indica QR Code ( a forma de apresentação depende do banco escolhido)
  3. Apontar o celular para o código e pronto! É só conferir as informações e confirmar o pagamento.

Distribuidoras que já têm pagamento via Pix

Nem toda distribuidora permite pagar a conta de luz com o Pix, mas é preciso ficar atento. Até o momento, em abril de 2021, as seguintes distribuidoras  tinham essa opção:

  1. Coelba (Bahia)
  2. Celpe (Pernambuco)
  3. Cosern (Rio Grande do Norte)
  4. Elektro (São Paulo)
  5. CPFL Paulista (São Paulo)
  6. CPFL Piratininga (São Paulo)
  7. CPFL Santa Cruz (São Paulo, Paraná e Minas Gerais)
  8. RGE (Rio Grande do Sul)

A Enel, que atende consumidores de São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás, deve abrir a possibilidade em breve. Isso porque a Aneel já aprovou o pagamento via Pix.

Pagar a conta de luz nem sempre é fácil, não é mesmo? O Pix traz uma facilidade para pagamento, mas quando a conta de luz é alta, nem sempre dá pra pagar em dia e usar toda essa agilidade.

Apesar disso, sabia que não precisa ser assim? Aqui na Clarke, ajudamos empresas a deixarem as suas contas de luz menores. Caso você tenha alguma empresa que esteja consumindo muito na conta de luz ou conhece algum empresário, entre em contato com a Clarke. Ficaremos felizes em poder ajudá-los.

Um abraço 💙