O gerador de energia é todo equipamento capaz de produzir energia elétrica. Os mais conhecidos são aqueles que transformam movimento em energia a partir da queima de combustível, em geral, diesel.

Como eles funcionam?

Em geral, existem três modalidades de funcionamento de geradores: standby, no horário de ponta ou ligado permanentemente. 

Na primeira modalidade, o gerador é acionado apenas quando acaba a luz, muito comum em supermercados e edifícios com elevador. 

Já o segundo, é utilizado apenas quando a energia elétrica possui um preço horário mais alto, em outras palavras, funciona apenas com os clientes de Grupo A ou os clientes de Grupo B que estão na Tarifa Branca.

Por fim, existem casos também em que o uso da energia do gerador é constante, ou seja, ele fica ligado permanentemente. Esse cenário é menos recorrente e geralmente está relacionado com alguma obra de construção civil ou com unidades consumidores isoladas que ficam distante da rede elétrica.

Gerador de energia precisa de manutenção

Existem algumas empresas responsáveis pela manutenção do seu gerador. Esse é um equipamento que precisa ser utilizado, porque caso ele fique muito tempo parado pode gerar problemas de funcionamento. 

Os pontos principais de atenção devem ser: 

  • Utilizar ao menos uma vez por mês
  • Trocar o óleo do motor no mínimo de seis em seis meses
  • Evitar que o combustível (diesel) fique parado por mais de seis meses (prazo de validade)

Qual o espaço necessário para um gerador de energia elétrica?

Essa resposta vai depender do tamanho do sistema de geração que seu negócio precisa. Solicitamos o suporte de um consultor para te ajudar na escolha do melhor gerador para sua demanda elétrica. De toda forma, os geradores vão precisar de de 8 m² a 25 m².

Então, vale a pena ter um gerador na minha empresa?

Muitas vezes o gerador é uma ótima escolha para reduzir os custos de energia elétrica. Aqui na Clarke, podemos te ajudar a escolher o melhor modelo e a melhor estratégia de utilização. 

Em muitos casos, a economia pode chegar a 30% na conta de luz. Acreditamos que padarias, supermercados, fábricas e muitas outras unidades que funcionam à noite, possuem uma ótima indicação para esse equipamento. 

Caso o valor de investimento seja alto para o seu negócio, existem algumas empresas que alugam o equipamento e já incluem o serviço de manutenção.

Venha falar com nossa equipe de especialistas e deixe que a Clarke cuide da sua conta de luz.

Um abraço 💙