fbpx

A conta de luz da minha empresa chegou e acho que estou sendo cobrado duas vezes pela mesma coisa. Será? O que é TE e TUSD na conta de luz?

Entender a conta de luz nem sempre é uma tarefa fácil. Há muitos números e informações que não são claras para o consumidor. Dependendo da distribuidora de energia da sua cidade, inclusive, essa tarefa pode ser muito complexa.

Mas entender como a conta de luz é calculada é o primeiro passo para saber se ela está certa ou errada e você não teve um prejuízo. Já falamos aqui sobre erros na conta de luz, sobre como esse cálculo é feito, entre outros assuntos. É só clicar nos links para conferir.

Ok. E o que é TE e TUSD na conta de luz?

O primeiro passo é saber que sua conta não está errada porque está cobrando a mesma coisa por TE e TUSD. É assim mesmo que a distribuidora calcula a sua conta. Elas são duas parcelas usadas para calcular a conta de luz.

  • TE – Tarifa de energia
  • TUSD – Tarifa do Uso do Sistema de Distribuição

A TE está relacionada ao produto que você consumiu, ou seja, a energia. Já a TUSD é o serviço que a distribuidora da sua cidade presta ao levar energia para a sua empresa ou para sua casa, através dos postes.

Sendo assim, se você consumir 200 KWh no mês, você vai encontrar a sua conta assim:

  • TE – 200 KWh multiplicados pela tarifa
  • TUSD – 200 KWh multiplicados pela tarifa

Cada uma dessas parcelas da sua conta de luz possui um valor diferente. Por isso, você vai ver um valor na TE e outro na TUSD. O que é super normal.

O que pago na TE?

Na TE, pagamos pela energia, pelo transporte, pelas perdas e alguns encargos:

Energia – parcela que contém o repasse dos custos com a contratação de energia (Compra nos leilões, quota de Itaipú, geração própria, aquisição do atual agente supridor, compra de geração distribuída)

Transporte – parcela que recupera os custos de transmissão relacionados ao transporte de Itaipu e à Rede Básica de Itaipu

Perdas – parcela que recupera os custos com perdas na Rede Básica devido ao mercado de referência de energia

Encargos – Encargos de Serviços de Sistema e Encargo de Energia de Reserva (ESS/EER), Pesquisa e Desenvolvimento e Eficiência Energética (P&D_EE), Contribuição sobre Uso de Recursos Hídricos (CFURH) e Quota da Conta de Desenvolvimento Energético Conta COVID (CDE Covid). 

O que pago na TUSD?

Na TUSD, pagamos pelo transporte, pelas perdas e encargos:

Transporte Fio A – uso dos sistemas de transmissão da rede básica, uso dos transformadores de potência da rede básica com tensão inferior a 230 kV e das demais instalações de transmissão compartilhadas, uso de sistemas de distribuição de outras distribuidoras, conexão às instalações de transmissão ou distribuição. 

Transporte Fio B – parcela que remunera a distribuidora pelo serviço prestado. É formada por custos regulatórios pelo uso de ativos de propriedade da própria distribuidora. Contempla o custo anual dos ativos e o custo de administração, operação e manutenção. 

Perdas – inclui as perdas técnicas do sistema da distribuidora (efeito joule), perdas não-técnicas (furtos, gatos, erros de medição e faturamento), perdas na rede básica e receitas irrecuperáveis (inadimplência)

Encargos – Pesquisa e Desenvolvimento e Eficiência Energética (P&D_EE), Taxa de Fiscalização de Serviços de Energia Elétrica (TFSEE), contribuição para o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), quota da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica (Proinfa), quota da Conta de Desenvolvimento Energético Conta Covid (CDE Covid)

Clarke Energia

Esperamos que tenha conseguido entender mais sobre a sua conta de luz! Na Clarke, ajudamos empresas a economizarem até 30% na conta de luz com o Mercado Livre de Energia. Quer saber se você consegue economizar com a gente? Faça a simulação em clarke.com.br/simulador.

Caso tenha dúvida sobre os nossos serviços, entre em contato com a Clarke. Ficaremos felizes em poder ajudá-lo.

Um abraço 💙