A conta de luz da minha empresa chegou e acho que estou sendo cobrado duas vezes pela mesma coisa. Será? O que é TE e TUSD na conta de luz?

Entender a conta de luz nem sempre é uma tarefa fácil. Há muitos números e informações que não são claras para o consumidor. Dependendo da distribuidora de energia da sua cidade, inclusive, essa tarefa pode ser muito complexa.

Mas entender como a conta de luz é calculada é o primeiro passo para saber se ela está certa ou errada e você não teve um prejuízo. Já falamos aqui sobre erros na conta de luz, sobre como esse cálculo é feito, entre outros assuntos. É só clicar nos links para conferir.

Ok. E o que é TE e TUSD na conta de luz?

O primeiro passo é saber que sua conta não está errada porque está cobrando a mesma coisa por TE e TUSD. É assim mesmo que a distribuidora calcula a sua conta. Elas são duas parcelas usadas para calcular a conta de luz.

  • TE – Tarifa de energia
  • TUSD – Tarifa do Uso do Sistema de Distribuição

A TE está relacionada ao produto que você consumiu, ou seja, a energia. Já a TUSD é o serviço que a distribuidora da sua cidade presta ao trazer energia para a sua empresa ou pela sua casa, através dos postes.

Sendo assim, se você consumir 200 KWh no mês, você vai encontrar a sua conta assim:

  • TE – 200 KWh multiplicados pela tarifa
  • TUSD – 200 KWh multiplicados pela tarifa

Cada uma dessas parcelas da sua conta de luz possui um valor diferente. Por isso, você vai ver um valor na TE e outro na TUSD. O que é super normal.

E não dá para esquecer a sua conta de luz ainda conta com outros valores, como os impostos. Mas isso é assunto para outro texto, que você pode conferir aqui.

Esperamos que tenha conseguido entender mais sobre a sua conta de luz! Aqui na Clarke, somos especialistas em encontrar a tarifa mais barata de energia para sua empresa.

Empresários da Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte podem fazer o teste no aplicativo disponível na App Store e na Google Play. Para outros estados, é possível fazer o teste e a contratação pela web.

Um abraço 💙