fbpx

O preço que você paga pela energia da sua casa ou da sua empresa passa por alterações de tempos em tempos. Toda conta de luz é cobrada a partir de uma tarifa de energia. E essa tarifa tem uma revisão de, em média, quatro em quatro anos e um reajuste anual. Mas o que é a revisão tarifária da conta de luz e qual a diferença entre ela e o reajuste anual? Vem com a gente que eu te explico! 

Revisão tarifária

A revisão tarifária da conta de luz é um processo em que os valores das tarifas cobradas dos consumidores pelas concessionárias de distribuição de energia elétrica são analisados. O valor da tarifa pode ficar maior ou menor, dependendo das mudanças no custo da energia elétrica. 

O objetivo dela é garantir uma tarifa que seja justa para os consumidores e também para os investidores de energia. 

A forma como essa revisão é feita foi definida nos contratos de concessão que as distribuidoras e a União assinaram. No site da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), por exemplo, tem todos os contratos vigentes.  

Em média, essa revisão é feita de quatro em quatro anos. No ano em que a revisão é feita, não há reajuste anual. 

E qual a diferença entre revisão tarifária e reajuste tarifário? 

O reajuste tarifário anual leva em consideração dois pontos: 

  • Repassar os custos não gerenciáveis (energia comprada, encargos do setor elétrico, etc.)
  • Atualizar, segundo a variação do Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), os custos gerenciáveis das distribuidoras (pessoal, material, serviços). 

Já a revisão tarifária busca preservar o equilíbrio econômico-financeiro da concessão. Sendo assim, a Aneel analisa esses custos gerenciáveis para estabelecer quais serão repassados para os consumidores. 

Todo ano tem mudança na tarifa? 

Sim. Todos os anos a tarifa de energia da sua cidade é reavaliada. Seja pelo reajuste ou pela revisão. Além disso, pode acontecer uma revisão tarifária extraordinária, que não leva em conta a periodicidade dessas outras duas mudanças. 

Em São Paulo, por exemplo, a última revisão tarifária aconteceu em 2019. A próxima revisão deve acontecer em 2023. 

Já o último reajuste tarifário aconteceu no dia 04 de julho de 2020. Sendo assim, no próximo dia 4 de julho, as tarifas vão sofrer um novo reajuste em 2021. 

A Aneel disponibiliza as datas dos reajustes e revisões de todas as concessionárias de energia do país. Para acessar, é só clicar aqui

Esperamos que tenha conseguido entender mais sobre a sua conta de luz! Aqui na Clarke, somos especialistas em encontrar a tarifa mais barata de energia para sua empresa.

Quer saber se você consegue economizar com a gente? Faça a simulação em clarke.com.br/simulador.

Um abraço 💙