Apesar dos desafios, o futuro do setor elétrico é promissor em nosso país. Em 2023, a expansão da geração do Brasil apresentou o maior crescimento anual da série histórica da Aneel, que começou em 1997. Para se ter uma ideia, o país instalou 291 usinas, com 10,3 GW de capacidade de geração de energia elétrica.

Nesse total, merecem destaque as fontes renováveis, sobretudo a eólica. O resultado também superou a meta de 10.302,4 MW determinada no início do ano pela fiscalização da ANEEL. 

Deseja saber mais sobre o assunto? Não deixe de ler o novo texto que o time da Clarke preparou para você!

Geração elétrica: eólica se destaca entre as fontes renováveis

As eólicas em muito contribuíram para esse recorde na geração elétrica. Afinal, elas responderam por quase metade dessa potência instalada. Foram 140 novos parques, com 4,9 GW de capacidade. Tal valor equivale a 47,65% do total da expansão.

Em segundo lugar, está a energia solar, com 104 novas centrais fotovoltaicas (4,0 GW), seguido por 33 termelétricas (1,2 GW) e 11 Pequenas Centrais Hidrelétricas (158 MW).

Capacidade total se aproxima dos 200 GW

Ao todo, o Brasil soma 199.324,5 MW de potência fiscalizada. Desse total em operação, 83,67% corresponde às usinas renováveis.  Os dados são do  Sistema de Informações de Geração da ANEEL (SIGA).

Compre energia 100% renovável com a Clarke!

Agora que você já sabe mais sobre o assunto, que tal investir em fontes renováveis de energia com a ajuda da Clarke? Damos o suporte necessário no processo de migração para o ACL, gestão e cotação de energia. 

Aproveite e faça uma simulação para descobrir o quanto você pode economizar na conta de luz da sua empresa com o Mercado Livre de Energia. O desconto pode chegar a 40%! Fale com um especialista e saiba mais.

Compartilhe este texto e siga a Clarke no Instagram, LinkedIn e Facebook.