fbpx

A conta de luz da Bahia está mais cara após o reajuste na tarifa de energia. O reajuste médio de 8,98% foi aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica e começou a valer no dia 22 de abril. Ao todo, 6,1 milhões de unidades consumidoras na Bahia serão impactadas.

Todos os anos, a tarifa de energia passa por uma alteração de preços, o que pode acontecer por meio do reajuste tarifário ou da revisão tarifária ( Para entender mais, leia este texto que fizemos sobre o assunto).

O reajuste alto, de quase 9%, foi puxado pela crise da Covid-19. Nos anos anteriores, o aumento tinha sido menor: 5% em 2020 e 6,22% em 2019.

Cada tipo de unidade consumidora teve um reajuste, mas o mais expressivo foi para as unidades de alta tensão, que são indústrias e comércios de grande porte, cujo aumento superou 12%.

Apesar disso, esse aumento poderia, inclusive, ter sido maior. Já tínhamos adiantado aqui no blog da Clarke sobre os possíveis impactos da pandemia no setor elétrico e também sobre as medidas do governo federal para barrar a aceleração dos preços. Ações ainda estão sendo implementadas, mas os reflexos da desaceleração da economia já podem ser sentidos para os consumidores de diversas distribuidoras pelo país.

Como ficam as tarifas

Dessa maneira, o reajuste nas tarifas da Coelba ficaram da seguinte forma:

  • Consumidores residenciais – B1: 7,26%
  • Baixa tensão em média (residências, indústria e comércios de pequeno porte): 7,82%
  • Alta tensão em média (indústrias e comércios de grande porte): 12,28%
  • Efeito médio para o consumidor: 8,98%

E na Tarifa Branca?

O reajuste também vai impactar as contas de empresas que optaram pela Tarifa Branca. Dá uma conferida nos principais aumentos da tarifa B3-Comercial:

  • Convencional: 7,5%
  • Fora ponta: 6,1%
  • Intermediário: 10,3%
  • Ponta: 9,5%

Isso significa que quem está na Tarifa Branca e consegue consumir dentro do horário fora ponta terá uma economia maior.

Não está entendendo o que é Tarifa Branca? Dá uma olhada neste texto em que explicamos tudo!

E o que fazer para economizar?

Diante dos aumentos cada vez mais expressivos, qualquer oportunidade de economizar na conta de luz vale a pena.

Para quem possui alguma empresa, a Clarke tem a solução ideal! Se o seu estabelecimento funciona em horário comercial, preencha o formulário abaixo ou faça o teste on-line gratuito para descobrir quanto pode economizar com a nossa ajuda.


Nossa equipe entrará em contato e te ajudar a encontrar uma saída para que esse reajuste não seja tão sentido 🙂

Um abraço 💙