fbpx

Já não é segredo para nenhum empresário que os desejos e anseios dos consumidores mudam com o passar dos anos. E, para se destacar diante da concorrência e obter sucesso nas vendas, é essencial que as empresas se adequem ao que seu consumidor deseja. 

O consumidor não compra um produto somente pela necessidade. Ele busca se identificar com a marca, encontrar nela valores que se adequam ao seu estilo de vida.  E, falando nisso, a questão ambiental tem se tornado critério para que um cliente escolha uma marca no lugar da outra.

Um estudo divulgado pela Associação Paulista de Supermercados (Apas) mostrou que 95% dos brasileiros priorizam produtos e serviços de empresas que investem em práticas sustentáveis. Além disso, 64% dos entrevistados revelaram que deixaram de frequentar um estabelecimento após saber que a empresa não teve um comportamento ético.

Consegue perceber a importância da sustentabilidade para a sua empresa? No texto de hoje, o time Clarke te explica como a rede de Padarias Monte Libano passou a utilizar fontes renováveis de energia em oito unidades, sem realizar qualquer investimento em infraestrutura. 

O desenvolvimento econômico precisa caminhar ao lado da questão ambiental

Como percebemos, as empresas que não conseguem desenvolver uma estratégia de desenvolvimento econômico ao lado do compromisso com o meio-ambiente certamente ficarão para trás. E foi justamente partindo deste princípio que a Monte Líbano buscou investir em fontes alternativas de energia, que trouxeram também uma economia na conta de luz.

No Brasil, existem duas principais maneiras de se contratar energia elétrica: no Ambiente de Contratação Livre, o Mercado Livre de Energia (ACL) e no Ambiente de Contratação Regulada (ACR).

No ACR, o preço da energia elétrica é cobrado diretamente das distribuidoras e definido em Leilões de Energia. Nele, o governo é responsável por regular as tarifas e cada consumidor tem uma fatura mensal, sujeita às bandeiras tarifárias,  e pouca liberdade na negociação. 

Já no Mercado Livre de Energia, o consumidor tem total liberdade de negociar as condições de preço, prazo e contratação diretamente com os fornecedores e selecionar aquele com o melhor custo benefício. Essa concorrência gera menores preços e previsão de gastos. 

O consumidor do ACL tem até mesmo a liberdade de escolher o tipo de energia que será contratada.  Somente em agosto de 2022, o Mercado Livre de Energia foi responsável por absorver mais de 54% da geração de energia renovável.

“Ao optar pelas fontes renováveis de energia em oito das suas unidades, a Padaria Monte Libano mostrou estar alinhada com os princípios de ESG.Além de mostrar seu compromisso com o meio ambiente e com os desejos dos clientes, que estão cada vez mais em busca de empresas sustentáveis, a empresa também conseguiu uma economia significativa no valor da conta de luz”, explica Monique dos Santos, head de gestão de clientes. 

Faça como a Padaria Monte Libano e economize até 40% na conta de luz

A rede de Padarias Monte Libano, Burger King, Botafogo SP e Mobly são apenas alguns dos mais de 150 clientes que confiaram na Clarke e conseguiram uma economia significativa na conta de luz utilizando somente fontes limpas. 

Agora que você já sabe mais sobre o ACL, que tal investir em fontes renováveis de energia com a ajuda da Clarke? Damos o suporte necessário no processo de migração, gestão e cotação de energia. 

Aproveite e faça já uma simulação para descobrir o quanto você pode economizar na conta de luz da sua empresa com o Mercado Livre de Energia. O desconto pode chegar a 40%! Fale com um especialista e saiba mais.