Skip to main content

O leilão de energia é a principal forma de contratação de energia regulada em território brasileiro. Ele permite que os responsáveis pelo fornecimento de energia realizem disputas e assegurem que a demanda do mercado seja atendida pela distribuidora durante um intervalo de tempo determinado. 

Mas, por que esses leilões são tão importantes? Qual é a relação com o Mercado Livre de Energia? Entenda mais sobre o assunto no texto que o time da Clarke Energia preparou para você!

O que é um leilão de energia?

Como o próprio nome indica, o leilão de compra e venda de energia é uma forma de concorrência entre fornecedores ou compradores para negociar os contratos de fornecimento de energia durante um tempo. 

Ele é um mecanismo do próprio mercado desenvolvido pelo poder público com o intuito de melhorar a eficiência dos contratos de energia,  garantindo o abastecimento da população a preços menores. 

No geral, as negociações atraem investidores porque adotam o critério de menor tarifa para definir os vencedores, que serão os responsáveis pela operação ou construção das instalações de transmissão de energia elétrica

A estratégia busca atender  sobretudo aos consumidores cativos. Eles fazem parte do Ambiente de Comercialização Regulado. Diferentemente dos participantes do Mercado Livre de Energia (ACL), são obrigados a adquirir a energia diretamente das distribuidoras através dos leilões.

As empresas que fazem parte do ACL podem negociar a energia diretamente com os fornecedores e ficam livre das bandeiras tarifárias. Porém, esses leilões também podem ocorrer nas negociações do Mercado Livre, e é um artifício usado por geradores com controle estatal, com o objetivo de oferecer maior transparência e impessoalidade nas negociações. 

Como acontece um leilão de energia?

Os leilões de energia acontecem no Brasil desde 2002. Eles são realizados de maneira online pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), com supervisão da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).

No formato mais comum, a ANEEL determina qual será o valor máximo que a energia pode ser comercializada em território nacional. O fornecedor vencedor é aquele que consegue atingir a menor tarifa, logo, o responsável por tornar a contratação de energia mais eficiente. 

As distribuidoras compram energia elétrica nesses leilões e o preço de aquisição é passado para os consumidores do Mercado Cativo de Energia.

Tipos de Leilão de Energia

Existem nove categorias de leilões de energia. Confira abaixo as principais: 

  • Leilão de Energia nova: Assegura a compra de energia focada na expansão do sistema.
  • Leilão de Energia Existente: Ocorre somente para repor contratos que estão prestes a vencer.
  • Leilão de Fontes Alternativas: Onde é possível contratar energia proveniente de fontes alternativas.
  • Leilão de ajuste: Ocorre quando é preciso que adequação nas contratações de energia aconteçam;
  • Leilão Estruturante: Tem como finalidade a compra de energia de projetos de geração indicados pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). Acontecem mediante a aprovação pelo presidente da república. 

Além das categorias citadas, também existem o Leilão de Venda, Leilão de Excedentes e Leilão de Compra. Foram os primeiros leilões, que aconteceram em 2002. 

Qual é a sua importância para o setor elétrico brasileiro?

Os leilões de energia ajudam o setor a equilibrar a oferta e consumo e reduzem os riscos de racionamento ou falta de energia. Eles são responsáveis por promover uma contratação mais eficiente e a menores preços, o que traz mais transparência e compliance às tratativas. 

Além disso, também promovem a expansão do mercado brasileiro de energia e ajudam a determinar os prestadores de serviço e as melhores alternativas para os órgãos públicos no que se refere à redução dos custos de produção e transmissão.

No entanto, os consumidores de energia cativa não participam ativamente desses leilões e estão limitados a comprar a energia das concessionárias que atendem a sua região e sem qualquer flexibilidade de escolha.

Por que migrar para o Mercado Livre de Energia?

No Mercado Livre de Energia, a Unidade Consumidora pode negociar diretamente a contratação de energia, desde o fornecedor até o pagamento. Tal fator oferece um ambiente competitivo que pode gerar uma economia de até 40% na conta de energia.

A Clarke Energia dá andamento aos procedimentos técnicos e burocráticos para a migração da sua empresa para o ACL. Também abrimos um processo de concorrência entre mais de 50 fornecedores e realizamos a gestão da energia da sua empresa. 

Economize na conta de luz com a Clarke Energia

Agora que você já entende mais sobre o leilão de energia, que tal contar com o melhor time de especialistas para contratar a energia da sua empresa? A consultoria da Clarke está sempre ao seu lado e te ajuda a diminuir em até 40% a conta de luz do seu negócio!

Faça já uma simulação e descubra o quanto você pode poupar com o Mercado Livre de Energia. Caso tenha dúvida, entre em contato conosco. Nosso time de especialistas não medirá esforços para te ajudar!

Compartilhe este texto e siga a Clarke no Instagram, LinkedIn e Facebook