O número de comercializadores varejistas tem apresentado significativo crescimento dentro do Mercado Livre de Energia. Falando nisso, um ranking de fornecedores varejistas no Mercado Livre de Energia foi divulgado recentemente. As informações são da Thunders e  estão baseadas no InfoMercado da CCEE de setembro.

Antes de tudo: você sabe a diferença entre comercializadores varejistas e atacadistas?

Existem duas maneiras de se obter energia: através do Mercado Cativo e através do Mercado Livre de Energia. No Mercado Cativo, o transporte e fornecimento de energia é feito exclusivamente pela distribuidora local. As tarifas pagas pelos consumidores são aprovadas pela Aneel, órgão também responsável pela regulamentação. 

Já no Mercado Livre (ACL), a empresa tem a possibilidade de negociar diretamente com o fornecedor de sua preferência e fica livre da bandeira tarifária, o que pode gerar uma economia de até 40% na conta de luz.  

As empresas que participam do Mercado Livre de Energia se associam a um comercializador varejista ou atacadista. Como o próprio nome bem diz, são companhias que comercializam energia elétrica. A diferença está na maneira como elas assumem ou não as obrigações do ACL para o cliente.

No modelo de comercialização atacadista, o cliente é um agente dentro da ccee, e portanto tem diversas responsabilidades e obrigações que devem ser seguidas. As comercializadoras ficam responsáveis somente pela venda de energia. Esse modelo é utilizado majoritariamente por grandes empresa e não pode ser adotado por quem tem menos de 500kW de demanda contratada.

Já no modelo varejista, o agente da CCEE que representa o cliente será o fornecedor, fazendo com que o cliente não precise se responsabilizar por diversas das obrigações que existem no modelo atacadista. Segundo a portaria de 2022 que abriu o Mercado Livre para todos os consumidores em alta e média tensão (Grupo A), unidades consumidoras com demanda contratada inferior a 500 kW devem necessariamente  se vincular a uma varejista para fazer a migração.

Ainda ficou com dúvidas sobre o assunto? Temos um outro texto em nosso blog que fala exatamente sobre a diferença entre comercializador varejista e atacadistas. Clique aqui para entender mais!

Panorama sobre comercializadores varejistas no Mercado Livre de Energia

Em julho de 2023, 116 novas Unidades Consumidoras (UCs) se associaram a comercializadores varejistas, o que representa um total de 1.825 UCs. O consumo médio do mercado varejista em julho de 2023 foi de  285,51 MWm, uma média de 0,156 MWm por UC. 

Existem no Mercado Livre de Energia cerca de 84 agentes com perfil varejista cadastrados no Câmara de Comercialização de Energia Elétrica. Desse total, 48 possuem ao menos uma Unidade Consumidora Associada, e são considerados varejistas ativos. 

Confira abaixo o ranking de varejistas por consumo por média móvel de 12 meses:

Um dado importante é que somente os 4 maiores varejistas possuem mais de 100 UCs. Juntos, eles detêm 63,07% do total de UCs varejistas.

Dentre tantas opções, como escolher o melhor fornecedor? A Clarke Energia ajuda você em todo o processo, através do nosso marketplace. Em nossa plataforma, que possui cerca de 60 fornecedores e contempla cerca de 50% dos comercializadores varejistas do Brasil, nosso time de engenheiros dá suporte na escolha do seu novo fornecedor, analisando condições de preço, características de contrato e riscos para o seu negócio. 

Além disso, cuidamos de todo o processo burocrático que envolve a migração para o Mercado Livre, para que você evite dores de cabeça e possa economizar até 40% na conta de energia de uma forma simples e segura!. 

Ajudamos a sua empresa em todo o processo. Nosso time de engenheiros dá suporte na resolução de questões técnicas e burocráticas para ingressar no Mercado Livre. Também ajudamos a escolher o fornecedor com o melhor custo-benefício, para que você evite dores de cabeça na escolha do fornecedor e economize até 40% na conta de energia. 

Economize na conta de luz com a Clarke Energia

Agora que você já está por dentro do ranking de comercializadores varejistas no Mercado Livre de Energia, que tal pensar em como sua empresa pode gastar menos com a conta de luz? Na Clarke Energia, ajudamos seu negócio a economizar sem investimento nem mudança nos padrões de consumo. Faça já uma simulação e descubra o quanto você pode poupar!

Caso tenha dúvida sobre os nossos serviços, entre em contato conosco. Nossos especialistas terão prazer em te ajudar!

Compartilhe este texto e siga a Clarke no Instagram, LinkedIn e Facebook.