A conta de luz da sua casa ou da sua empresa estão cheias de números que você não entende, mas sabia que, em média, mais 30% dela é composta por impostos? Atualmente, pagamos PIS, Cofins e ICMS (em alguns estados). E não tem como fugir. Todo mês, precisamos pagá-los para continuar recebendo energia.

Aqui no Blog da Clarke, já explicamos como a conta de luz é calculada e demos várias dicas para economizar. Apesar disso, sempre surge a dúvida de que impostos estamos pagando na conta. Cada um deles tem um propósito e é destinado a uma esfera. São eles: 

  • PIS – Programa de Integração social (imposto federal)
  • Cofins –  Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (imposto federal)
  • ICMS – Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (imposto estadual). 

De todos os impostos, o mais polêmico é o ICMS. Isso porque ele varia muito de estado para outro. Em São Paulo, por exemplo, segundo o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), o ICMS sobre a compra de um automóvel é menor que sobre o consumo de energia.

Já o PIS e Cofins variam mensalmente, mas têm a mesma alíquota em todo o país. Em setembro de 2020, eles valiam 0,79% e 3,63, respectivamente.

O que é ICMS na conta de luz?

A conta de luz é considerada uma mercadoria para a legislação brasileira e, por isso, cada estado pode escolher como cobrar o ICMS. O percentual pago varia de estado para estado e do tipo de conta (se é empresarial, se é residencial, de baixo consumo, alto consumo, etc.). 

Somente na Bahia e no Tocantins que a alíquota é a mesma para qualquer tipo de consumidor. O valor pago é 25% e 27%, respectivamente. 

Em São Paulo, o ICMS na conta de luz varia entre 12 e 25%. Alguns consumidores, normalmente quem consome menos energia, é isento do imposto. Em Pernambuco e Rio Grande do Norte, a média da alíquota é de 25%.

Quando se fala em imposto, não tem muito onde correr. Mas como estamos tratando de alíquotas, o valor pago também varia de acordo com o consumo. Então, que tal acompanhar o blog da Clarke e descobrir mais forma de economizar energia?

Quem é a Clarke

A Clarke é uma gestora digital de energia. Nos preocupamos em reduzir a conta de luz de empresas e orientamos sobre quais caminhos podem gerar mais economia. 

Se você está na Bahia, Pernambuco ou Rio Grande do Norte, baixe o nosso app e gerencie sua conta de luz com a gente! 

Caso tenha alguma empresa que esteja consumindo energia, entre em contato com a gente. Ficaremos felizes em poder ajudar.

Um abraço 💙