fbpx

Como a gente sabe, o Carnaval é a maior festa de rua do mundo. Cidades por todo Brasil ficam com as ruas interditadas e lojas fechadas para a circulação de bloquinhos e trios elétricos. Essa festa tão esperada movimenta o turismo, a economia e, não menos importante, o consumo e geração de energia elétrica.

Se você deseja saber mais sobre o assunto, não deixe de ler o texto preparado pelo time da Clarke!

Cuidados redobrados com a rede elétrica

Por causa da movimentação intensa durante o carnaval, as distribuidoras de energia pedem atenção redobrada com as redes elétricas. Os trios devem respeitar a distância mínima de dois metros em relação à rede elétrica, pois pode provocar rompimento de cabos e choques. A prática de levantamento de fios também está proibida. 

Além disso, entre os foliões, os choques estão entre as principais causas de acidente no circuito. É recomendado não  jogar líquidos, spray de espumas ou qualquer outro material na rede, para evitar choques e curto-circuito na região. Também é necessário ficar atento ao uso de fantasias com hastes, sombrinhas e bastões de selfie para não encostar por engano em fios energizados. 

O Carnaval é uma época historicamente marcada pela redução no consumo de energia

O Carnaval é, historicamente, uma época em que se registra uma redução no consumo de energia elétrica. Isso acontece porque o funcionamento de boa parte das indústrias e do comércio, consumidores potenciais de energia fica paralisado. Um relatório divulgado pela CCEE em 2018 mostrou que, nos primeiros 20 dias de fevereiro, o consumo de eletricidade caiu 4,9%.

Os setores que mais apresentaram queda foram: alimentos; comércio e varejo; materiais de construção; siderurgia e metalurgia; têxtil, couro e vestuário; e veículos e autopeças, já que normalmente ficam inativos no período. 

Para todo caso, uma exceção: o carnaval fora de época em 2022

Como a gente já viu, o carnaval é uma época marcada pela redução no consumo de energia elétrica. Porém, durante o carnaval fora de época realizado no Rio de Janeiro e em São Paulo em abril de 2022, ocorreu o contrário. De acordo com dados do Boletim InfoMercado Quinzenal divulgado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, São Paulo teve alta de 4% e, Rio de Janeiro, de 5% durante abril de 2022. 

Compre energia 100% renovável com a Clarke

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o assunto, que tal comprar energia 100% renovável no ACL com a ajuda da Clarke?

Aproveite e faça já uma simulação para descobrir o quanto você pode economizar na conta de luz da sua empresa com o Mercado Livre de Energia. O desconto pode chegar a 40%! Fale com um especialista do nosso time e saiba mais sobre como podemos te ajudar!

Compartilhe este texto e siga a Clarke no Instagram, LinkedIn e Facebook.