Os reflexos da abertura do Mercado Livre de Energia para todo o grupo A já estão sendo sentidos. Para se ter uma ideia, o ambiente livre registrou 3.866 novas migrações somente nos dois primeiros meses de 2024. Tal volume representa um total de 52% de todas as migrações registradas em 2023. Os dados são da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE. 

Ainda segundo o órgão, o Mercado Livre de Energia encerrou o período com o acumulado de 44.988 cargas, 10 mil unidades a mais do que no começo de março do ano passado. Os dados também mostram que  os 3.866 novos consumidores no mercado livre acrescentaram ao segmento uma carga mensal de aproximadamente 990 megawatts.

Deseja saber mais sobre o assunto? Então, não deixe de ler o novo texto do Blog da Clarke!

Expectativa é que o ACL siga abraçando novos consumidores

A abertura do Mercado Livre para todo grupo A foi determinada pela Portaria nº 50/2022, do Ministério de Minas e Energia. A medida significou, na prática, que mais de 70 mil unidades consumidoras com consumo inferior a 500 kW estão aptas a iniciar a migração e, assim, ter a liberdade de escolher o próprio fornecedor de energia. 

E, na busca por economia, mais de 16 mil empresas já informaram às distribuidoras que irão realizar a mudança. Desse total, 94% são empresas de menor porte, com contas de luz acima de R$10 mil. 

Quais são as vantagens de migrar para o Mercado Livre de Energia?

O Mercado Livre de Energia é um ambiente totalmente virtual para compra e venda de energia elétrica. Nele, o consumidor possui a liberdade de escolher o seu fornecedor de energia, e negociar com ele toda a demanda contratada, prazos e condições de pagamento, o que permite maior previsibilidade durante o mês. 

Além disso, os fornecedores literalmente competem pela sua energia, e isso pode trazer uma economia de até 40% na conta. 

A Clarke possui um marketplace próprio, com mais de 50 fornecedores disponíveis. Nele, é possível acompanhar todo o processo de migração, preços de fornecedores e também a gestão elétrica da sua empresa. Uma das vantagens da energytech é que ela só trabalha com fontes renováveis de energia, onde se pode economizar na conta sem deixar de lado a preocupação ambiental. 

Faça como a Mobly e inicie a migração da sua empresa com a  Clarke

A Clarke Energia, primeira energytech do Mercado Livre de Energia, pode te ajudar a potencializar a economia dentro do ACL. Cuidamos de todas as burocracias para que a sua empresa inicie a migração, realizamos cotação com fornecedores e a gestão elétrica da sua indústria. São mais de 50 fornecedores disponíveis em nosso marketplace!

A CSN, Delta Plus e SGS são apenas alguns dos clientes da Clarke que iniciaram a migração e podem economizar até 40% na conta de luz usando apenas fontes renováveis. 

Aproveite e faça já uma simulação para descobrir o quanto você pode economizar na conta de luz da sua empresa com o Mercado Livre de Energia. O desconto pode chegar a 40%! Fale com um especialista do nosso time e saiba mais sobre como podemos te ajudar!

Compartilhe este texto e siga a Clarke no Instagram, LinkedIn e Facebook.