Foi-se o tempo em que o real significado das partidas de futebol se limitavam ao que acontecia em campo. Muito mais do que uma tradição, o esporte tem sido palco de discussões importantes da sociedade: como o machismo, racismo e, mais recentemente, o meio-ambiente.
É engano pensar que não existe espaço para discutir e conscientizar os torcedores sobre as pautas ambientais. Cidades que sediaram a Copa do Mundo do Brasil em 2014, como Porto Alegre (DF) e Brasília (DF) tiveram um acréscimo de 70% na geração de lixo. Além disso, de acordo com dados divulgados pela Revista Galileu, o evento emitiu cerca de 1,4 milhões de toneladas de Co2.
Se formos comparar com a Copa de 2014, mudanças aconteceram, mas muito ainda deve ser feito. Uma das alternativas buscadas pelos times para reduzir os impactos ambientais é investir em fontes renováveis de energia, pois não contribuem para o efeito estufa.
Falando nisso, o Botafogo-SP, tradicional time de Ribeirão Preto (SP), se tornou cliente da Clarke Energia e, além de utilizar energia de baixo impacto ambiental, também economizará na conta de luz. E é justamente sobre esse assunto que abordaremos no texto de hoje. Boa leitura!
ESG no esporte: Botafogo-SP alinha desenvolvimento sustentável à economia na conta com a Clarke
As altas temperaturas registradas no Brasil por causa das ondas de calor reforçam que debates sobre o aquecimento global. Portanto, ações sustentáveis devem ser feitas nos mais diferentes lugares, inclusive no esporte. O futebol, enquanto elemento da cultura, tem a capacidade de influenciar seus torcedores. Ademais, isso inclui também a tomada de decisões que que impactam na preservação da natureza.
O Botafogo-SP anunciou em 2023 o acordo com a Clarke Energia, energytech que atua no Mercado Livre de Energia. Com a parceria, o Pantera espera deixar de produzir 140 toneladas de CO2 por ano. Além da redução da emissão de gases de efeito estufa, o Botafogo deve economizar até 40% na conta de luz.
De acordo com Ferdinando Brito, diretor administrativo, o clube tem uma série de ações estratégicas para se adaptar ao Pacto, certificado que exige metas relacionadas ao desenvolvimento sustentável.
“É uma preocupação que todos os clubes devem ter. A partir de agora, o Botafogo-SP está inserido em um grupo importante, que visa promover ações para diminuir o impacto no meio ambiente e colaborar por um futuro mais sustentável. Internamente, temos um cronograma para aderir ao Pacto Global da ONU nos próximos anos, o que será extremamente positivo do ponto de vista de marca”, explica.
“Sabemos da importância que o esporte possui na vida das pessoas. E que, através dele, também é possível inserir discussões de impacto na sociedade, como a questão da sustentabilidade. Em uma partida de futebol, a gente sequer imagina quantas toneladas de C02 são emitidas, é preciso mudar essa realidade. E o Botafogo, um time que faz história, de imensa tradição no estado, a responsabilidade é imensal”, complementa Pedro Rio, CEO e cofundador da Clarke Energia.
Faça como o Pantera e compre energia 100% renovável com nosso time de especialistas
Agora que você já sabe mais sobre o assunto, que tal tornar sua empresa mais sustentável e economizar na conta de energia? A Clarke te ajuda desde o processo de migração para o Mercado Livre, até a compra e gestão de energia 100% renovável e também te ajudamos na aquisição dessas certificações ambientais.
Aproveite e faça já uma simulação para descobrir o quanto você pode economizar na conta de luz da sua empresa com o Mercado Livre de Energia. O desconto pode chegar a 40%! Fale com um especialista e saiba mais.
Compartilhe este texto e siga a Clarke no Instagram, LinkedIn e Facebook.