Custos fixos. Custos variados. Em tempos de coronavírus, podemos reduzir totalmente os custos de produção, aqueles relacionados com o desenvolvimento de novos produtos. Contudo, muitos dos custos fixos são praticamente inegociáveis. E, enquanto a pandemia não acabar, teremos que segurar as pontas. Economizar na conta de luz de uma fábrica, por exemplo, pode ser um desafio. 🤷🏻

Pensando nisso, a Clarke preparou algumas dicas de economia de energia, direcionadas a três tipos de consumidores: comercial, industrial e residencial

Como economizar na conta de luz da minha fábrica?💡

Quando o assunto é energia, a indústria encara com seriedade. Os fatores de produção geralmente estão relacionados à energia. Afinal, para produzir mais ou menos produtos teremos um custo variado de energia elétrica. Existem alguns fatores que você pode analisar para reduzir a sua conta de luz. São eles: 

#1 Mercado Livre de Energia ou Mercado Regulado? 

Primeiro, é fundamental analisar se o negócio pode operar no que chamamos de Mercado Livre de Energia ou se pode apenas no Mercado Regulado. Se você estiver operando no Mercado Regulado, é preciso estudar qual a melhor tarifa de energia para evitar desperdício.

# 2 Defina estratégias de gestão de energia

O segundo passo é, a partir do resultado da análise de melhor tarifa, definir estratégias diferentes de gestão de energia. De uma forma geral, existem algumas análises de eficiência energética que sempre são úteis. Alguns pontos que geram desperdício são: 

  1. Iluminação
  2. Refrigeração
  3. Comportamento dos funcionários
  4. Eletrodomésticos
  5. Arquitetura
  6. Rede elétrica
  7. Bombas e motores
  8. Sistemas de Aquecimento
  9. Sistemas de Ar Comprimido
  10. Transformadores
  11. Telhado
  12. Ambiente Externo

Infelizmente, é difícil criar dicas que orientem as empresas em cada um desses pontos (as fábricas sempre são muito diferentes umas das outras). Contudo, sugerimos que leia o texto sobre economia de energia para comércio, ele já vai te oferecer dicas rápidas para reduzir minimamente seus custos. 🔧👩‍💻

# 3 Instale medidores de energia

Algumas indústrias podem precisar de medidores de energia para fazer uma melhor gestão da conta de luz. Os medidores oferecem dados sobre o consumo de energia em tempo real e podem dar pistas de quais equipamentos possuem maior consumo e que precisam ser substituídos. 

Aqui na Clarke, somos especialistas em ajustes de tarifa de energia. Quer saber se a sua empresa consegue economizar com a gente? Faça a simulação em clarke.com.br/simulador.

Caso tenha alguma dúvida, entre em contato com a gente. Ficaremos felizes em poder ajudar.

Um abraço 💙