fbpx

A pandemia da Covid-19 se agravou ainda mais no país nas últimas semanas. Por isso, muitas cidades pelo Brasil precisaram adotar medidas emergenciais para conter o avanço do vírus. Em São Paulo, por exemplo, o comércio de rua ficará fechado por pelo menos duas semanas e muitos empresários tentam encontrar formas de evitar o prejuízo que vem por aí.

Aqui na Clarke, nós falamos muito sobre cortar alguns custos que, no fim do mês, podem fazer uma diferença no caixa do empresário. Sendo assim, mesmo com a sua empresa fechada na pandemia, que tal descobrir formas de economizar na conta de luz?

Estude a conta de luz da sua empresa
Sabia que pode ter uma forma diferente de você ser cobrado? 

Muita gente não sabe, mas para economizar na conta de luz não precisa sair desligando todos os equipamentos da empresa. Desde 2018, existe uma nova modalidade de tarifa chamada Tarifa Branca. Com ela, a economia pode chegar a 30%, dependendo do estado.

A Tarifa Branca é uma modalidade de tarifa de energia para unidades consumidoras de baixa tensão, o chamado grupo B. É uma forma diferenciada de calcular a conta de luz. Ela foi criada como incentivo para reduzir o consumo de energia em horários de maior demanda. 

Nessa modalidade, a tarifa de energia tem valores diferentes dependendo da hora do dia. Ele é dividido em três horários: ponta (tarifa mais cara), fora ponta (tarifa mais barata) e intermediária (tarifa de valor intermediário). 

Os horários dependem do estado, mas normalmente a tarifa fica mais cara depois das 18h, em dias de semana. Aos finais de semana, a energia é sempre mais barata. 

Enquanto a sua empresa está fechada na pandemia, você pode olhar mais para a sua conta e já fazer os ajustes para voltar economizando.

Aqui na Clarke, somos especialistas em ajustes de tarifa de energia. Empresários da cidade de São Paulo e dos estados da Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte podem fazer o teste no aplicativo disponível na App Store e na Google Play. Para outros estados, é possível fazer o teste e a contratação pela web.

Fique de olho nos “vilões” da sua conta de luz

Há equipamentos na sua empresa que gastam muito mais energia que outros

Se ajustar a tarifa não ajudar, você ainda pode mudar alguns hábitos de consumo de energia. É mais difícil, mas pequenas mudanças podem fazer uma diferença enorme no fim do mês.

Nesse caso, é fundamental estudar os “vilões” da sua conta de luz. Esses, geralmente, estão associados às mudanças de temperatura, seja para o calor ou para o frio.

Caso tenha ar-condicionado, forno elétrico, câmara fria, freezer, geladeira, aquecedor ou algo semelhante, é preciso estar atento se usa esses equipamentos de forma correta.

  • Isolamento térmico: avalie se a borracha da geladeira está fechando a porta corretamente ou se locais com ar-condicionado estão com as janelas e portas abertas.
  • Utilização adequada: evite colocar na potência máxima do ar-condicionado desde o primeiro momento que ligou, mude a temperatura aos poucos
  • Local de geladeiras e freezers: evite deixar esses equipamentos perto de outros que produzem calor, por exemplo, o forno.
  • Cortinas em salas com ar-condicionado: as janelas de salas que possuem ar-condicionado precisam ter cortinas para evitar que a luz do sol entre e esquente mais o ambiente.
  • Lâmpadas de LED: some quantas lâmpadas você tem que são incandescentes, fluorescentes e de LED. Opte sempre pelos dois últimos modelos, pois eles podem ser de 50% a 80% mais econômicos.

Mesmo com a sua empresa fechada na pandemia, olhar para esses aparelhos é importante, principalmente na retomada. Então, nunca deixe o seu forno do lado do refrigerador. A conta de luz agradece!

Busque ajuda de um especialista para cuidar da sua energia

Nem sempre é fácil de entender a conta de luz da sua empresa

Quase todo pequeno empresário tem um amigo eletricista para tirar dúvidas. Essa relação é super positiva, contudo, quando sua empresa começa a crescer, é preciso profissionalizar não só a contabilidade, o recursos humanos, mas também a área que cuida da sua energia.

A Clarke Energia oferece o suporte de engenheiros gratuitamente por meio do nosso aplicativo, que podem te orientar sobre qual tarifa de energia é a mais adequada para sua empresa, como reduzir o consumo dos “vilões” da sua conta e em seguida procurar soluções mais robustas que envolvam contratos longos ou investimentos.

Gostou das dicas? Continue acompanhando o Blog da Clarke para aprender tudo sobre a conta de luz da sua empresa! E contem conosco para economizar!

Um abraço 💙