fbpx

Alguma vez você já deve ter ouvido falar que alguém fez um gato de energia elétrica e estava pagando baratinho pela sua conta de luz. Infelizmente, a energia não está barata. Mas você sabia que esse tipo de ação além de crime deixa a conta de luz ainda mais cara? 

Pois é. Furtar energia é crime, previsto no código penal. Quem for pego fazendo gato pode ser denunciado por furto ou estelionato. As penas variam de um ano a cinco anos e uma multa. E não é brincadeira! 

Como o gato de energia elétrica é identificado? 

O gato é considerado uma perda de energia não técnica. Mas o que significa isso? Toda a distribuição de energia que acontece em uma região tem uma perda. 

A perda é a diferença entre a energia elétrica adquirida pela distribuidora de energia da sua cidade (que pode ser a COELBA, a CELPE, a COSERN, a ENEL, a Light, a EDP, ou qualquer outra) e aquela que é faturada aos consumidores de energia.

As perdas podem ser técnicas ou não técnicas. No caso da primeira, estão relacionadas ao momento em que a energia gerada é dissipada por algum motivo, principalmente por conta das leis da física. 

Já as perdas não técnicas, que são popularmente conhecidas como gatos, acontecem por conta do furto ou fraude de energia. 

São ligações clandestinas, desvio direto da rede de energia elétrica, e adulterações no medidor.

E por que a conta fica mais cara? 

Quanto maior o número de gatos, mais cara a conta fica para quem paga corretamente. Se alguém furta energia, todos os outros consumidores pagam a conta. 

A tarifa de energia fica maior porque esse valor é repassado para os outros consumidores. O repasse é previsto nos contratos de concessão que a distribuidora tem e há também um limite estipulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). 

Um levantamento de 2020 da ANEEL mostrou que só em 2019, o sistema elétrico brasileiro registrou perda de 35,9 terawatt-hora de energia por conta dessas perdas não-técnicas. É muita energia! Para se ter uma ideia, essa quantidade de energia tem um custo de R$7,4 bilhões. 

Cada distribuidora de energia tem o seu canal para receber denúncias de furto de energia. Caso você conheça algum local que esteja fazendo isso, denuncie! Todo mundo ganha quando a conta é cobrada de maneira correta por todos os consumidores.

Agora, a gente sabe que a conta de luz está alta e é cada vez mais difícil pagá-la. Para te ajudar, temos várias dicas aqui no blog sobre como você pode reduzir a sua conta. 

Se você tiver uma empresa, a gente ainda te ajuda! É só falar com a gente 😊

Um abraço 💚 💙