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A passagem da Clarke Energia pela Vitória Stone Fair, entre os dias 7 e 10 fevereiro, ficou marcada pela parceria com uma ampla variedade de agentes da cadeia produtiva de rochas ornamentais – todos aptos a se beneficiarem de economias na conta de luz com a migração para o Mercado Livre de Energia.

Time da Clarke Energia na Vitória Stone Fair; da esquerda para a direita: Arthur Tkotz, head de vendas, Viviane Machado, head de marketing, e Pedro Rio, CEO

Time da Clarke Energia na Vitória Stone Fair; da esquerda para a direita: Arthur Tkotz, head de vendas, Viviane Machado, head de marketing, e Pedro Rio, CEO

O Mercado Livre permite que os clientes escolham seu próprio fornecedor de energia, com espaço para negociar diversas condições contratuais, como quantidade comprada, preço, forma de pagamento, entre outras. Ele é uma alternativa ao Mercado Regulado, no qual a energia é comprada das distribuidoras, sem espaço para negociar nada.

Até pouco tempo atrás, era preciso ter ao menos 500 kW de demanda contratada para optar pelo formato, mas a portaria 50/2022 do Ministério de Minas e Energia, publicada no último mês de setembro, expandiu esse acesso a qualquer empresa com a fatura de energia em Grupo A (média ou alta tensão). Esta é a primeira grande feira do segmento após a medida.

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Com isso, a Clarke conseguiu se conectar com diversas empresas com demanda e consumo menores. Muitas delas não sabiam que já podem acessar o Mercado Livre de Energia com o novo marco regulatório – e para elas a feira representou uma oportunidade de conhecer mais sobre o modelo junto a especialistas.

Segundo Viviane Machado, head de marketing da Clarke Energia, a participação no evento faz parte das iniciativas da startup para expandir sua atuação no Espírito Santo para além de Cachoeiro de Itapemirim. Ela conta que cerca de 500 visitantes passaram pelo estande da empresa ao longo dos quatro dias da feira.

“O sucesso da nossa parceria com o setor de rochas do sul capixaba reforça a nossa convicção de que a Clarke pode ajudar empresas do ramo em todo o estado. A nossa participação na Vitória Stone Fair é uma forma de estender a mão às lideranças dessa indústria, para que eles não tenham dúvida de que podem contar conosco na missão de reduzir os gastos com energia elétrica”, afirma Machado.

Arthur Tkotz, head de vendas da Clarke, concorda e celebra a interação com uma grande variedade de agentes do setor. Segundo ele, o evento foi muito rico ao reunir toda a cadeia produtiva em um só lugar.

“Nós tivemos oportunidade de encontrar aqui, como expositores, empresas que extraem, beneficiam, serram e fazem o polimento de rochas e chapas. Foi super legal conhecer gente nova, de outras regiões do país e do próprio Espírito Santo. Eu senti também que a feira tem mais presença de outros parceiros e alguns fornecedores, principalmente relacionados à exportação, então foi uma experiência diferente”, relata Tkotz.

Segundo a organização, a Vitória Stone Fair contou com 300 marcas expositoras, sendo 80% de rochas e outros 20% de máquinas, insumos, equipamentos e serviços. A estimativa oficial dá conta de que o evento deve totalizar algo em torno de US$ 200 milhões (aproximadamente R$ 1 bilhão) em negócios.

 

A indústria capixaba de rochas ornamentais é a maior parceira da Clarke. A empresa atende 17 clientes do segmento, principalmente na região de Cachoeiro de Itapemirim. Dois deles, inclusive, também tiveram estandes na Vitória Stone Fair 2023: a Nova Aurora e o Marcel Group.

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