Acabou o tempo em que as pessoas só compram um produto por causa de sua utilidade. Cada vez mais engajado, o consumidor deseja se identificar com uma marca, deseja que ela esteja alinhada ao seu propósito. Falando nisso, a temática ambiental influencia cada vez mais o público na hora de decidir. 

Uma pesquisa realizada pelo Google em parceria com o Sistema B e a Mindminers mostrou que os conceitos do ESG são importantes para 87% dos brasileiros. Entre os três pilares do ESG – ambiental, social e governança – o meio-ambiente é o mais importante para 43% dos entrevistados. Diante disso, dentro do setor elétrico, o tema da transição energética tem sido cada vez mais discutido no mercado.

A transição energética pode ser considerada um dos maiores desafios do século. Porém, isso não diminui a sua importância. Ela é fundamental para reduzir a emissão de gases de efeito estufa e garantir a qualidade de vida para as próximas gerações. 

Se interessa pelo assunto? Então, este texto irá te ajudar bastante. Boa leitura!

Antes de tudo: o que é transição energética?

A transição energética corresponde à migração de uma matriz centrada em combustíveis fósseis para uma economia de baixo carbono, baseada em energias renováveis. Em outras palavras, ela corresponde a um conjunto de mudanças nos modelos de produção, distribuição e consumo de energia, a fim de reduzir a emissão dos gases de efeito estufa.

Mas, não se trata de uma mudança imediata. É um fenômeno de longo prazo e grande escala. Esse conceito se relaciona com os Objetivos De Desenvolvimento Sustentável da ONU. Contudo, para garantir isso, é preciso um esforço geral, que depende também de ação imediata e em âmbitos menores, como de pessoas individuais, empresas e instituições.

Para saber mais sobre o conceito de transição energética, não deixe de ler um texto já produzido pelo time Clarke.

Por que ela é importante para seus negócios?

Para a sua empresa, são muitas as vantagens de participar da transição energética.  Confira abaixo algumas:

  • Credibilidade no mercado: a adoção de práticas sustentáveis aumenta a credibilidade da sua empresa, sobretudo junto a investidores. Ademais, também é possível conquistar certificados de sustentabilidade, como o I-REC.
  • Redução de riscos: Fiscalizações são feitas para garantir que as empresas estejam alinhadas às regras do meio-ambiente. Portanto, a adequação às normas ambientais reduz os riscos de multas e outras penalidades. 
  • Expansão de negócios: Um estudo divulgado pela Apas Show mostrou que 85% dos brasileiros priorizam produtos de empresas que investem em práticas sustentáveis. Logo, investir em sustentabilidade pode aumentar a presença da sua marca entre esse público, aumentando suas vendas. 

Quais são os riscos que os combustíveis fósseis oferecem ao meio ambiente?

São muitos os problemas causados pelos gases liberados com a queima dos combustíveis fósseis. Como são de origem de matérias-primas decompostas durante milhões de anos, o carvão mineral, o petróleo e o gás natural são considerados recursos não renováveis. 

O Dióxido de Carbono, liberado durante a queima desses combustíveis, é o principal responsável pelo aquecimento global. Já o dióxido de enxofre causa chuvas ácidas, que contaminam as águas subterrâneas. 

Além das questões do meio ambiente, essa poluição também prejudica a saúde humana. Porque ela pode causar ou agravar doenças respiratórias, como a asma, doença pulmonar obstrutiva crônica e câncer de pulmão. 

E como a sua empresa pode ajudar com a transição energética?

Caso a sua empresa esteja no grupo A, alta e média tensão, ela também pode escolher a energia contratada após migrar para o Mercado Livre de Energia. Nele, o consumidor pode negociar com o fornecedor todas as condições de contratação de energia, como valores, forma de pagamento e energia contratada. 

A Clarke, primeira energytech do Brasil, somente trabalha com fornecedores de fontes renováveis. Com isso, ajudamos a sua empresa a economizar na conta de luz, sem deixar de lado o compromisso ambiental. 

Compre energia 100% renovável com a Clarke

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o assunto, que tal comprar energia 100% renovável no ACL com a ajuda da Clarke?

Aproveite e faça já uma simulação para descobrir o quanto você pode economizar na conta de luz da sua empresa com o Mercado Livre de Energia. O desconto pode chegar a 40%! Fale com um especialista e saiba mais.

Compartilhe este texto e siga a Clarke no Instagram, LinkedIn e Facebook.