fbpx

Economizar na conta de luz do seu restaurante não precisa ser difícil. A gente sabe que nesse período de pandemia (e depois para nos recuperarmos dela) é necessário cortar gastos, reduzir custos fixos, avaliar, planejar e tomar decisões acertadas. Muito restaurante precisou fechar as portas e agora busca alternativas para economizar.

Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem ajudar a sua loja a economizar energia e poupar bastante dinheiro.

Como economizar na conta de luz do meu restaurante?

O primeiro passo para você saber como economizar na conta de luz do seu restaurante é entender que existem, basicamente, dois tipos de consumidores de energia – Grupo A e Grupo B.

O Grupo B é composto por clientes da chamada baixa tensão. São unidades consumidoras que têm uma demanda mais baixa de energia, ou seja, a maioria dos restaurantes menores.

Já o Grupo A é de alta tensão. Aqui, normalmente, são unidades consumidoras que usam bastante energia, possuem equipamentos mais robustos como forno elétrico, refrigeradores, entre outros. Normalmente, grandes padarias e restaurantes maiores estão no Grupo A.

Dito isso, vamos às dicas?

#1 Analise a conta de luz do seu restaurante

A conta de luz tem alguns segredos que você pode não saber. Um deles é a forma de calcular a sua energia consumida.

Dependendo do tipo de estabelecimento que você possui, existem algumas alternativas desconhecidas. E, na maioria das vezes, há duas possibilidades: migração para a Tarifa Branca ou ajuste de Demanda Contratada.

Tarifa Branca

A Tarifa Branca pode ser uma opção para quem tem contas de luz menores, no chamado Grupo B, e funciona em horário comercial. Ela é uma modalidade de cobrança de energia, em que se paga valores diferentes dependendo da hora em que a energia é consumida. No horário comercial é sempre mais barato.

Com ela, o valor da tarifa é dividido em três tipos: Ponta, Fora Ponta e Intermediária.

Ponta – tarifa mais cara
Fora Ponta – tarifa mais barata
Intermediária – tarifa de valor intermediário

Os valores e horários dependem da concessionária de energia da sua cidade. No caso de São Paulo, o horário de ponta vai das 17h30 às 20h30, o intermediário de 16h30 às 17h30 e de 20h30 às 21h30. Nos finais de semana e nos feriados, a tarifa vigente é a mais barata em todos os horários.

Demanda Contratada

Já a Demanda Contratada é uma parcela fixa que as contas de luz maiores, do Grupo A, precisam pagar. É a quantidade de energia que se contrata da distribuidora e mede o quanto demandamos do serviço de distribuição.

Essa parcela precisa ser ajustada periodicamente dependendo da rotina da empresa e dos equipamentos que ela usa. E tem muito restaurante, por exemplo, que está com a demanda completamente desajustada. Quando isso acontece, ou a empresa está pagando mais do que consome ou está pagando uma multa por ultrapassagem.

Algumas empresas conseguiram economizar quase 50% só fazendo o ajuste dessa demanda. No entanto, a média de economia é de 11% (o que já é bastante coisa, uma vez que estamos falando de contas de luz de mais de R$10 mil).

#2 Será que o Mercado Livre de Energia é uma opção?

No Brasil, alguns consumidores podem negociar a compra de energia livremente, no chamado mercado livre de energia. Isso quer dizer que o seu restaurante pode comprar energia diretamente da fonte (através de uma comercializadora).

Por enquanto, essa modalidade só está disponível para quem tem conta maior que R$15 mil mensais. Nesse modelo, você pode escolher o preço, o fornecedor, a fonte e a quantidade de energia. A economia pode chegar a 25%!

Quando escolhe comprar energia livremente, o restaurante pode optar por comprar energia de fontes renováveis, garantindo o menor impacto para o meio ambiente. É uma excelente iniciativa de sustentabilidade, por exemplo.

Aqui na Clarke, já ajudamos algumas empresas a comprarem pelo mercado livre de energia. O restaurante Alfredo’Ro, de Salvador, foi um dos primeiros contratos fechados. Eles terão acesso a uma energia limpa, economizando aproximadamente R$300 mil em 10 anos!

“A Clarke nos chamou a atenção pela possibilidade de economizar na conta de luz sem muito esforço. Eles vão cuidar de toda a burocracia pelos próximos 10 anos e nosso restaurante poderá reinvestir esse dinheiro para reduzir os impactos da pandemia”, disse o empresário Ricardo Carvalho.

#3 Olhe a temperatura dos equipamentos do seu restaurante

Para começo de conversa, é preciso saber que os “vilões” da conta de luz geralmente estão associados às mudanças de temperatura, seja para o calor ou para o frio.

Você tem ar-condicionado, forno elétrico, câmara fria, freezer, geladeira, aquecedor ou algo semelhante? Fique atento se está usando esses equipamentos de forma correta, avalie o isolamento térmico, a utilização adequada (evite colocar na potência máxima desde o primeiro momento que ligou), dentre outros fatores.

#4 Observe a influência do sol nos seus equipamentos

Gostamos de pensar que o sol é ótimo para gerar economia de energia, mas apenas quando utilizado para produzir iluminação. Janelas abertas e paredes brancas podem ser melhores do que alguns tipos de lâmpadas.

Contudo, o mesmo sol que ilumina e economiza energia pode atrapalhar a refrigeração do local. Por isso, evite usar ar-condicionado em ambientes com janelas sem cortinas ou tente proteger câmaras frias, freezers e geladeiras que estejam recebendo o calor do sol.

#5 A rede elétrica do seu restaurante está boa?

Por fim, é sempre importante analisar a rede elétrica para saber se existe ou não grande perda de energia por meio de cabos elétricos antigos.

Nesse caso, assim como em outros estudos, o acompanhamento de um especialista é super recomendado.

A Clarke te ajuda!

Aqui na Clarke, ajudamos o seu restaurante a encontrar a forma mais barata de calcular a conta de luz. Quer saber se você consegue economizar com a gente? Faça a simulação em clarke.com.br/simulador.

Se você é um restaurante iFood, acesse o Vantagens do Chef no Portal do Parceiro iFood ou o clarke.com.br/ifood. Você vai conseguir 50% de desconto nos nossos serviços.

Tem mais dúvidas e quer falar com a gente? Envie uma mensagem para o nosso WhatsApp. Nosso time está pronto para te responder.

Um abraço 💙