fbpx

Nem todo mundo sabe, mas tem muita conta de luz sendo calculada do jeito mais caro. Sim, é verdade. Existem algumas formas diferentes de calcular a conta de luz da sua empresa. Quer saber como? Fica com a gente aqui! 

O primeiro passo para você saber como ter uma conta de luz mais barata é entender que existem, basicamente, dois tipos de consumidores de energia – Grupo A e Grupo B. 

O Grupo B é composto por clientes da chamada baixa tensão. São unidades consumidoras que têm uma demanda mais baixa de energia, ou seja, a maioria das casas e pequenos comércios. 

Já o Grupo A é de alta tensão. Aqui, normalmente, são unidades consumidoras que usam bastante energia, possuem equipamentos mais robustos como forno elétrico, grandes sistemas de ar-condicionado, entre outros. Normalmente, indústrias e grandes comércios estão no Grupo A. 

A conta de luz desses grupos é diferente… 

A conta de luz desses grupos é diferente e não é cobrada da mesma forma. Já explicamos aqui no Blog como funciona, se quiser conferir, é só acessar este texto. Por isso, para cada grupo vai existir uma estratégia diferente de economia.

Vale lembrar que essas estratégias de economia funcionam analisando apenas a burocracia, sem necessidade de fazer grandes mudanças de consumo ou investimentos em infraestrutura. 

Ajuste de Demanda Contratada

Toda conta de luz do Grupo A paga uma parcela fixa chamada Demanda Contratada. Ela é a quantidade de energia que se contrata da distribuidora e mede o quanto demandamos do serviço de distribuição (os fios e postes da rua). 

Isso significa que a distribuidora de energia elétrica da sua cidade precisa estar disponível para atender a sua empresa nesta quantidade de energia. 

Essa parcela precisa ser ajustada periodicamente dependendo da rotina da empresa e dos equipamentos que ela usa. 

E tem muita empresa com a Demanda Contratada completamente desajustada. Quando isso acontece, ou a empresa está pagando mais do que consome ou está pagando uma multa por ultrapassagem. 

Algumas empresas conseguiram economizar quase 50% só fazendo o ajuste dessa demanda. No entanto, a média de economia é de 11% (o que já é bastante coisa, uma vez que estamos falando de contas de luz de mais de R$10 mil). 

Tarifa Branca é opção de economia para Grupo B

Empresas que possuem contas de luz menores também podem economizar. A estratégia para quem tem horário de funcionamento comercial é a Tarifa Branca

A Tarifa Branca é uma modalidade de cobrança de energia, em que se paga valores diferentes dependendo da hora em que a energia é consumida. No horário comercial é sempre mais barato. 

Com ela, o valor da tarifa é dividido em três tipos: Ponta, Fora Ponta e Intermediária. 

  • Ponta – tarifa mais cara
  • Fora Ponta – tarifa mais barata
  • Intermediária – tarifa de valor intermediário

Os valores e horários dependem da concessionária de energia da sua cidade. No caso de São Paulo, o horário de ponta vai das 17h30 às 20h30, o intermediário de 16h30 às 17h30 e de 20h30 às 21h30. 

Nos finais de semana e nos feriados, a tarifa vigente é a mais barata em todos os horários. 

Tem uma empresa e quer descobrir se a Tarifa Branca é uma opção? Faça o diagnóstico gratuito e entre em contato com a gente! 

Clarke ajuda em todas as adequações de tarifa

Aqui na Clarke ajudamos a sua empresa a encontrar a forma mais barata de calcular a sua conta de luz. Por isso, se você tem uma empresa e quer economizar, mande uma mensagem pra gente!

Um abraço 💙