fbpx

O Mercado Livre de Energia (ACL) tem se tornado cada vez mais expressivo quando o assunto envolve o consumo de energia . Dados divulgados pela Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel) mostram que a comercialização no ACL somou cerca de R$ 100 bilhões e representou cerca de 41% de toda energia elétrica consumida, demanda nacional, no Brasil em 2023. 

Deseja saber mais obre o assunto? Então, não deixe de ler o novo texto do blog da Clarke!

Cada vez mais empresas economizam no Mercado Livre de Energia

Em um ano, o Ambiente de Contratação Livre somou cerca de 38.531 novas unidades consumidoras. Tal valor representa um crescimento de 15% na mesma base de comparação, com um consumo de 24.154 MW médios. Os valores com maior variação entre os períodos, destaca-se o saneamento básico, com um aumento proporcional de 51%. 

As atividades da área de transporte, serviços e minerais tiveram um aumento de 45%, 34% e 22%, respectivamente. O setor de comércio também merece destaque, pois registrou mais de 13 mil unidades consumidoras. 

Os estados do Pará e Minas Gerais tiveram mais da metade da eletricidade demandada proveniente do Mercado Livre de Energia mensalmente, com 55% e 33%. Em seguida, aparecem os estados do Paraná (43%) e Maranhão (43%). 

Crescimento das éolicas e participação na demanda nacional

Dentre a energia comercializada no Mercado Livre, as renováveis mostram sua força. Cerca de 49% de toda energia vendida veio de eólicas, 59% solar, 77% de biomassa e 58% por PCH. 

Falando nisso, o cenário é promissor para a expansão das eólicas. Um relatório divulgado pelo Conselho Global de Energia Eólica (GEWC) mostrou que a capacidade eólica deve alcançar 1,5 terawatts (TW) até o final de 2027.

Além do cenário positivo, essa fonte de energia apresenta um baixo impacto ambiental, já que não emite gases nocivos, e tem um grande potencial para ser explorada no Brasil por causa das condições climáticas. 

Economia e Previsibilidade na conta: migre para o Mercado Livre de Energia com a Clarke

A Clarke é uma energytech que conecta a sua empresa aos melhores fornecedores de energia. Ajudamos desde o processo de migração, até cotação e também realizamos a gestão elétrica do seu negócio!

Aproveite e faça já uma simulação para descobrir o quanto você pode economizar na conta de luz da sua empresa com o Mercado Livre de Energia. O desconto pode chegar a 40%! Fale com um especialista do nosso time e saiba mais sobre como podemos te ajudar!

Compartilhe este texto e siga a Clarke no Instagram, LinkedIn e Facebook.