A busca por fontes renováveis de energia é tendência. Prova disso é que a capacidade de geração renovável do mundo cresceu 473 GW em 2023. Tal valor, divulgado pela Agência Internacional de Energia Renovável (Irena), representa 87% do total adicionado no período e é bem superior aos 295 GW de 2022. 

No entanto, ainda estamos aquém das metas acordadas na  28ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP28), que aconteceu no final de 2023. O objetivo é triplicar a capacidade de renováveis em todo mundo até 2023. 

Para atingir a meta, a Irena estima que devemos adicionar 1100 GW de energia renovável por ano até 2030. Além disso, investimentos da ordem de  US$ 1,5 trilhão  devem ser feitos por ano, em média, entre 2024 e 2030. Em 2023, os investimentos totais foram de US$ 570 bilhões.

Deseja saber mais sobre o assunto? Então, não deixe de ler o novo texto preparado pelos especialistas da Clarke!

Antes de tudo, o que são fontes renováveis de energia?

As energias renováveis são aquelas inesgotáveis, que se regeneram com o tempo. São limpas e peças fundamentais para a construção de sistemas de energia cada vez mais independentes de combustíveis fósseis. 

As principais fontes de energia renovável são: solar, eólica, hídrica, biomassa, maremotriz e ondomotriz. 

O Brasil tem se destacado na utilização de energia limpa. 88% da matriz elétrica brasileira é formada por fontes renováveis de energia. As hidrelétricas correspondem a mais de 50% desse total. 

E por que a sua empresa deve investir em fontes renováveis de energia?

Os combustíveis fósseis são um dos principais responsáveis pela intensificação do efeito estufa, derretimento das geleiras e aumento da temperatura em todo o planeta.

Reduzir a utilização desses combustíveis se tornou uma questão de sobrevivência, pois, segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), mais de 12 milhões de mortes em todo mundo estão associadas a fatores de risco ambientais. 

As empresas que desejam se manter no mercado, com crescimento constante, devem estar atentas às responsabilidades ambientais e prezar por práticas sustentáveis. E isso também é um desejo dos consumidores. 

Já passou o tempo em que o consumidor escolhia um produto somente pela funcionalidade. Ele busca se identificar com a marca, encontrar nela valores que se adequam ao seu estilo de vida e propósito. 

Diante desse novo contexto, a questão ambiental tem se tornado critério para que um cliente escolha uma marca no lugar da outra. Dados da APAS mostram que  95% dos brasileiros priorizam produtos e serviços de empresas que investem em práticas sustentáveis. 

Compre energia 100% renovável com a Clarke

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o assunto, que tal comprar energia 100% renovável no Mercado Livre de Energia com a ajuda da Clarke?

Somos a primeira energytech do Mercado Livre de Energia no Brasil. Contamos com um marketplace próprio, com mais de 50 fornecedores disponíveis! Além de realizar essa cotação com fornecedores, também damos andamento a todas as burocracias necessárias para realizar a migração e realizamos a gestão elétrica da sua empresa. 

Aproveite e faça já uma simulação para descobrir o quanto você pode economizar na conta de luz da sua empresa com o Mercado Livre de Energia. O desconto pode chegar a 40%! Fale com um especialista do nosso time e saiba mais sobre como podemos te ajudar!

Compartilhe este texto e siga a Clarke no Instagram, LinkedIn e Facebook.