Engana-se quem pensa que aprender sobre energia pode não ser tão divertido. Apesar de bastante burocrático e cheio de desafios, o universo elétrico também é recheado de curiosidades e informações improváveis, daquelas que a gente só acredita lendo. 

Por exemplo, você sabia que, há 12 anos atrás, o setor energético brasileiro “parou” para acompanhar o final da novela ‘Avenida Brasil’? Em outubro de 2012, o Operador Nacional do Sistema (ONS) preparou um esquema especial para suprir a demanda de energia. Isso aconteceu por causa do efeito de “rampa de carga”, porque as pessoas adiaram as atividades, como tomar banho ou abrir a geladeira, nos minutos após o final do folhetim. 

Para se ter uma ideia, somente no mês de julho, a novela já havia atingido a carga de 4,4 mil megawatts, o mesmo que se a cidade inteira de São Paulo tivesse acendido as luzes de uma só vez.

Porém, esse assunto já foi abordado em um outro texto publicado no blog da Clarke. Hoje, traremos cinco novos fatos sobre energia elétrica, para lá de inacreditáveis. Boa leitura!

  1. Onde se localiza a maior hidrelétrica do mundo?

Como a gente já sabe, o Brasil é um dos maiores produtores de energia através de hidrelétricas em todo mundo. O potencial hidrelétrico brasileiro é estimado em 172 GW, dos quais mais de 60% já foram aproveitados.

Porém, a maior usina hidrelétrica do mundo não é brasileira. Ela é a Usina De Três Gargantas, localizada no Rio Yang Tsé, na China. Inaugurada em 2008, a usina tem 2.335 m de comprimento e demorou quase 14 anos para terminar de ser construída. Além de ser a maior geradora elétrica do mundo, a usina é utilizada para conter enchentes na região.

A Usina de Itaipu, localizada na fronteira entre o Paraguai e o Brasil, ocupa a segunda posição na lista. E é capaz de produzir 14.000 MW de energia.

  1. 82% dos brasileiros já se endividaram para pagar conta de luz

A energia é um elemento essencial para que a gente consiga exercer nossas atividades cotidianas, e deveria ser um direito básico de todo cidadão. Porém, o Brasil possui uma das contas de luz mais caras do mundo. 

Para se ter uma ideia,  83% dos inadimplentes confessaram que já se endividaram para pagar a conta de água ou luz. Os dados são da pesquisa  “Perfil e Comportamento do Endividamento Brasileiro 2023” da Serasa e da Flexpag, em parceria com o Instituto Opinion Box. 

A pesquisa mostrou ainda que 61% dos entrevistados já pediram dinheiro emprestado para pagar as contas de água e luz.

  1. Você sabe qual é o setor que mais consome energia elétrica no Brasil?

Segundo dados da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o setor industrial é o que mais consome energia elétrica no Brasil. Para se ter uma ideia, a indústria corresponde por 40% da eletricidade consumida no Brasil.

Alguns campos dentro do setor industrial, como o automobilístico, metalúrgico e de plástico possuem um consumo ainda maior. Isso acontece porque os maquinários são mais pesados do que a média das demais indústrias.

  1. O setor de energias renováveis é um dos que mais gera empregos

Um outro fato sobre energia elétrica é que o setor de energia renováveis traz benefícios tanto para o meio ambiente quanto para a economia. Ele é capaz de gerar até 5 vezes mais empregos do que os combustíveis fósseis, por exemplo.  

Segundo dados divulgados pela  Agência Internacional de Energia Renovável (International Renewable Energy Agency – Irena), o setor de energia renovável gerou 13,7 milhões de empregos em todo o mundo somente no ano de 2022. No mesmo ano, o Brasil tinha estimados 1,4 milhão de empregos em energia renovável.

Para entender mais sobre as vantagens de se usar energia renovável, não deixe de ler este texto já publicado no site da Clarke.

  1. 675 milhões de pessoas em todo o mundo vivem sem energia

Já parou para pensar como seria a sua vida sem eletricidade? Pois bem, esta é a realidade de mais de 675 milhões de pessoas em todo o mundo.

Esses fatos sobre energia elétrica escancaram as diferenças entre as nações, e também dentro delas. Enquanto que países como os Estados Unidos e a China são responsáveis por 40% de todo consumo elétrico mundial, cerca de 80% das pessoas que vivem sem energia moram na África Subsaariana. 

As projeções atuais divulgadas pela OMS, indicam que, em 2030, cerca de 1,9 bilhão de pessoas não terão acesso a sistemas de cocção limpos. Além disso, 660 milhões ainda não terão eletricidade. Isso mostra que ainda estamos longe de garantir energia limpa e segura para todos. 

Compre energia 100% renovável com a Clarke

Agora que você já sabe alguns dos fatos sobre energia elétrica, que tal comprar energia 100% renovável no ACL com a ajuda da Clarke?

Aproveite e faça já uma simulação para descobrir o quanto você pode economizar na conta de luz da sua empresa com o Mercado Livre de Energia. O desconto pode chegar a 40%! Fale com um especialista e saiba mais.

Compartilhe este texto e siga a Clarke no Instagram, LinkedIn e Facebook.