Como já não é segredo para ninguém, administrar uma rede elétrica não é uma tarefa fácil. Ela envolve múltiplos agentes, ações, equipamentos, e todo detalhe faz a diferença quando o assunto envolve economizar na conta de luz. Diante disso, a instalação de Banco de Capacitores atua na redução de perdas e da energia total consumida por uma instalação, otimizando o consumo e gerando reduções significativas nos gastos.
Deseja entender o que são os bancos de capacitores, como eles operam e por que é importante investir neles? Caso a resposta seja sim, este texto foi feito para você. Boa leitura!
O que é um banco de capacitores?
Instalados nas subestações de entrada de energia elétrica, o banco de capacitores corresponde a quadros elétricos destinados à correção do Fator de Potência. Mas, o que isso significa?
O fator de potência corresponde à relação entre as potências reativa (kVAr), aparente (kVA) e a ativa (kW), que nada mais são do que as diferentes maneiras como os equipamentos usam a energia elétrica. A potência ativa realiza o trabalho colocando em movimento. Já a reativa não realiza trabalho, porém, é utilizada para manter o acionamento de motores e manter o campo eletromagnético da carga.
Esses equipamentos atuam de modo a eliminar excedente reativo, ou seja, a energia que não gera o trabalho realizado. Dessa forma, conseguem mitigar o mau uso da eletricidade, melhorar a gestão do consumo e tornar a conta das empresas mais barata. Eles podem ser instalados por grupos de cargas,em um setor com uma variedade de máquinas para correção de fator de potência coletivo ou de modo localizado próximo ao equipamento que deve ser corrigido.
A instalação de Banco de Capacitores é incentivada pela própria Aneel. Com efeito, o órgão determina que os consumidores do grupo A com um Fator de Potência (FP) abaixo de 0,92 devem ser penalizados pela distribuidora, o que pode resultar em um aumento na conta de luz.
Como funciona um banco de capacitores?
O mau aproveitamento da energia elétrica é normalmente causado pelo uso de um baixo fator de potência pelas cargas. Ao neutralizar uma corrente atrasada, o banco de capacitores atua na redução das perdas no sistema de distribuição elétrica e ajudam a evitar o uso da energia reativa. Confira os principais tipos:
- Bancos automáticos: Possui vários estágios e o controlador, responsável adicionar ou remover os conjuntos de células capacitivas, ou estágios, da rede. Esse controlador realiza a manobra dessas células apenas na quantidade necessária para a correção do fator potência.
- Bancos Fixos: Não possuem sistema de controle para desligamento. A carga capacitiva nesses modelos não apresenta variações, logo, deve ser bem dimensionada para corrigir o FP da indutiva variável.
- Bancos programáveis: Apresentam um sistema de controle que conecta o banco somente por meio da presença de carga indutiva na rede ou até mesmo por horário.
Por que adquirir um banco de capacitores?
O banco de capacitores elimina o excedente reativo, que corresponde à energia que não necessariamente gera o trabalho realizado, mas que, contudo, é consumida. Geralmente, essa energia é produzida por motores mal dimensionados ou sobrecarregados, que trazem como consequência o desperdício e o aumento na conta.
Dessa forma, esse equipamento te ajuda a economizar na conta e evitar o desperdício. Ele também aumenta a vida útil de instalações e equipamentos, aumenta a eficiência energética da sua empresa e redução da corrente reativa na rede elétrica, o que permite a instalação de novas cargas.
Dica Clarke: de olho na segurança!
Na hora de comprar um banco de capacitores, não é somente o preço que deve ser levado em conta, mas sobretudo a segurança oferecida. Ele deve ser certificado e atender às todas as normas específicas. Ademais, os painéis devem ter as dimensões corretas e precisam fazer uso de componentes específicos, como disjuntores de caixa moldada e contatores específicos.
Assim, a escolha de capacitores de má qualidade podem ter um efeito reverso e causar aumentos na conta de luz. Em casos mais graves, causam acidentes e prejuízos incontáveis para as empresas.
Você sabia que um dos serviços oferecidos pela Clarke Energia é justamente o financiamento de banco de capacitores? Temos um time de especialistas que podem cuidar da sua energia, enquanto você cuida dos negócios da empresa! Realizamos desde a migração para o Mercado Livre de Energia, até a contratação de fornecedores e a gestão de sua energia.
Consuma energia 100% renovável com a Clarke!
Agora que você já sabe mais sobre o banco de capacitores, que tal tornar sua empresa mais sustentável e economizar na conta de energia? A Clarke te ajuda desde o processo de migração para o Mercado Livre, até a compra e gestão de energia 100% renovável e também te ajudamos na aquisição dessas certificações ambientais.
Aproveite e faça já uma simulação para descobrir o quanto você pode economizar na conta de luz da sua empresa com o Mercado Livre de Energia. O desconto pode chegar a 40%! Fale com um especialista do nosso time e saiba mais.
Compartilhe este texto e siga a Clarke no Instagram, LinkedIn e Facebook.